sexta-feira, outubro 22, 2021
InícioDestaquesSegunda via de certidões já pode ser solicitada pelo MG App

Segunda via de certidões já pode ser solicitada pelo MG App

O aplicativo oficial do Governo de Minas, o MG App, disponibilizou para a população a funcionalidade de emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito. Com a incorporação do serviço à plataforma, em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais (Recivil), os cidadãos podem solicitar os documentos diretamente no aplicativo, sem a necessidade comparecer presencialmente aos cartórios.

A medida é uma forma de tornar ainda mais ágil e fácil a solicitação de expedição dos documentos, como assinala o diretor Central de Atendimento Eletrônico da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Damião Rocha. “A nova funcionalidade possibilitará que o cidadão possa ter fácil acesso a esses documentos, imprescindíveis para diversos outros serviços”, afirma.  

Passo a passo

O solicitante poderá optar por receber o documento em casa ou escolher um cartório para buscar a certidão. Caso opte pela entrega, haverá uma taxa. Veja, a seguir, um roteiro para realizar o procedimento pelo aplicativo:

Para solicitar os documentos é necessário fazer o download do aplicativo MG App – Cidadão e, em seguida, fazer o login por meio do Gov.br.

No menu principal, estão as opções “Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito”. Ao clicar, será possível “Emitir Certidão”, pesquisando pelo nome e município, bem como visualizar em “Minhas Certidões” as solicitações em andamento ou concluídas. 

O solicitante pode optar por receber o documento em casa ou escolher um cartório para buscar a certidão. Caso opte por receber em casa, há uma taxa de entrega. Todos os valores são informados no próprio aplicativo, assim como a geração do boleto para pagamento.

Artigos Relacionados
Publicidade

Mais Recentes