Paróquia de Santo Antônio retoma celebrações presenciais com medidas de prevenção à Covid-19

1
783
As transmissões ao vivo nas redes sociais da paróquia já atingiram 50 mil visualizações. Foto: Pascom

A Igreja Matriz de Igarapé, a Paróquia de Santo Antônio, retomou as celebrações presenciais no último domingo (21). Para evitar o contágio da Covid-19, a Igreja Católica segue as orientações expressas pela Diocese de Divinópolis e demais diretrizes impostas pelo Município.

Segundo a paróquia, podem ocupar o espaço físico da matriz 100 pessoas por vez, o que significa 30% da capacidade total. Além disso, estão sendo seguidas as medidas de biossegurança, com o distanciamento de 1,5 metros de cada pessoa, uso obrigatório de máscara, número reduzido de pessoas e a disponibilização de álcool em gel na entrada. Pessoas consideradas do grupo de risco ainda não são autorizadas a participar presencialmente das celebrações.

Para o padre Gilberto, responsável pela Paróquia de Santo Antônio, este “é um momento de viver de maneira mais intensa a espiritualidade da oração em família e também a prática da oração pessoal. Os meios de comunicação católicos favorecem à oração e também ajudam a manter a palavra de Deus viva no coração das pessoas”, ressalta.

Os fiéis que desejarem comparecer à missa devem solicitar um convite de segunda a sexta, no Escritório Paroquial, em seu horário de expediente, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Para quem preferir acompanhar de casa, a transmissão online, via redes sociais, continuará sempre aos domingos, 19h30, quando ocorre a santa missa.

Sobre os resultados positivos que poderão surgir após a pandemia, padre Gilberto destacou a prática da caridade. “Os resultados positivos surgirão a partir da prática da caridade cristã para com as pessoas que estão sendo afetadas.  E também por uma atenção maior aos cuidados para com a natureza e a saúde das pessoas. A mobilização para o combate de uma epidemia que afeta a todos tornará as pessoas mais unidas e sensíveis aos sofrimentos do próximo”.

O novo modo de celebrar que deu certo

A Igreja Católica, reconhecida em todo o mundo pela forma tradicional de seus ritos, teve de se readaptar para dar continuidade às celebrações. Pelo país, igrejas referenciadas já transmitiam suas missas pelas TVs em canais abertos e algumas pela internet. Mas esta não era a realidade para a maioria das igrejas pelo país.

Em Igarapé, as transmissões da paróquia de Santo Antônio se destacaram na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por meio da Pastoral da Comunicação (Pascom), todas as celebrações, desde o início da pandemia, foram realizadas por meio das redes sociais.

Celebrações de tempos importantes, como a Semana Santa e Corpus Christi, não foram dispersas pela comunidade. O que comprova que o novo modo de celebrar deu certo são as próprias estatísticas. As redes sociais da paróquia apontam que todo o conteúdo produzido neste período já ultrapassou as 50 mil visualizações.

Horários da missa da Igreja Matriz

Terça-feira: 18h30

Sábado: 19h30

Domingo: 07h30 e 19h30

Transmissão pelas redes: domingo, 19h30

Canais de comunicação da paróquia

YouTube: youtube.com/psaigarape

Facebook: fb.com/psaigarape

Instagram: instagram.com/psaigarape