GM de Betim vai usar ônibus “Guardião do Bairro” em operação contra Covid-19

0
241
Ônibus conta com câmeras de monitoramento e sistema próprio. Foto: PMB

Nesta quinta-feira, 18, a Guarda Municipal de Betim, em uma ação integrada com guardas de outros municípios mineiros, participa do dia “D” no estado, quando ações preventivas à pandemia da Covid-19 serão intensificadas pelas corporações. Na ocasião, em Betim será lançado o ônibus “Guardião do Bairro”, veículo que conta com sistema eficiente de câmeras de monitoramento e que será empregado no combate ao novo coronavírus, além de ações rotineiras de segurança.

“Esta ação integrada é muito importante, pois chama a atenção da população mineira sobre as medidas de biossegurança que não podem ser afrouxadas. Contamos, agora, com o Guardião do Bairro, ônibus que tem alta capacidade de monitoramento. Ele será extremamente eficaz neste momento em que ocorrem as fiscalizações relativas à pandemia”, explica o comandante da Guarda Municipal de Betim, Anderson Reis.

A GM de Betim, entre outras ações, fará também a distribuição de álcool 70% e máscaras, além da fiscalização nos comércios, durante a ação da quinta-feira, 18.

Guardião do Bairro

Betim é a única cidade de Minas Gerais a possuir o ônibus “Guardião do Bairro”. Segundo a Guarda Municipal, ele foi adquirido pelo Governo Federal, em um programa que não é mais vigente. Para aproveitar o veículo, a prefeitura repaginou o ônibus com a intenção de realizar o monitoramento dos bairros em todas as regiões.

O veículo conta com uma câmera suspensa a 12 metros, com ângulo de 360º. Além disso, outras quatro câmeras estão instaladas na parte externas. O ônibus não precisa de internet para funcionar o sistema de monitoramento, já que tem o seu próprio servidor.