Para evitar aglomeração, Prefeitura de Igarapé proíbe acesso à Pedra Grande

0
860
Quem insistir em acessar a área da Pedra Grande, poderá responder por crime previsto no Código Penal Brasileiro. Foto: PMI
Quem insistir em acessar a área da Pedra Grande poderá responder por crime previsto no Código Penal Brasileiro. Foto: PMI

Na tarde desta quarta-feira (17), a Prefeitura de Igarapé publicou um novo decreto proibindo o acesso de pessoas ao conjunto natural e paisagístico da Pedra Grande. O local, um bem cultural tombado sob proteção do município, tem recebido constantes visitas de pessoas de várias cidades da região.

De acordo com a prefeitura, esta é uma medida temporária de prevenção ao contágio da Covid-19. Consta na publicação que a visitação ao local é proibida por qualquer meio e para qualquer atividade, tais como atividades religiosas, esportivas ou turísticas.

Para assegurar o cumprimento da nova medida, haverá fiscalização pelos órgãos de segurança pública, do departamento de Fiscalização do Poder Executivo e da vigilância sanitária municipal.

Leia também: População desrespeita isolamento e lota Pedra Grande neste domingo

Patrimônio Cultural

O Conjunto Natural e Paisagístico da Pedra Grande é tombado como patrimônio cultural de Igarapé. Conhecido pela fauna e flora diversificadas, o local também dispõe de topografia favorável à prática de esportes radicais, motivos que levam o espaço a atrair centenas de turistas nos fins de semana e feriados.

Com 1.434 metros de altitude, a Pedra Grande está situada na Serra de Itatiaia, no limite dos municípios de Igarapé, Mateus Leme e Itatiaiuçu. Localiza-se a 8km do centro de Igarapé. Do alto tem-se uma vista privilegiada da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).