A Prefeitura de Betim flexibilizará, a partir da próxima quarta-feira (22), as normas para funcionamento do comércio na cidade. A decisão foi publicada no decreto deste sábado (18). O município já havia divulgado que na segunda-feira (20), os moradores já deverão utilizar máscaras para sair de casa. Quem não respeitar a esta medida será multado em R$80,00.
O Decreto 42.082, que flexibiliza o funcionamento do comércio na cidade, determina uma série de medidas impostas pela Diretoria Municipal de Vigilância em Saúde. Os comerciantes devem, por exemplo, disponibilizar locais para lavagens de mãos, com toalhas de papel descartáveis e dispensar de álcool gel.
A entrada do estabelecimento deverá manter um termômetro digital remoto, que detecte a temperatura sem contato com a pele. Devem ser proibidos de entrar clientes e funcionários que tiverem temperatura corporal acima de 37°C.
Também não poderão entrar nos estabelecimentos clientes e funcionários que não estiverem utilizando máscaras.
Os comerciantes também deverão limitar o número de pessoas dentro do estabelecimento de no máximo uma a cada 3 metros quadrados. No caso de filas, o distanciamento mínimo deverá ser de 1,5m.
Atividades academias
As academias vão poder voltar a funcionar, desde que limitada a ocupação do estabelecimento a 50% da área treinável, somando número de funcionários e clientes. Deve-se tomar como base um aluno a cada 4m quadrados. O tempo máximo de permanência nestes locais deve ser de 60 minutos.
Bares e outros
Bares, restaurantes, lanchonetes, shoppings e galerias (praças de alimentação) vão poder voltar a funcionar, mas não poderão receber pessoas consideradas de grupo de risco. O tempo máximo de permanência no horário de almoço, entre 11h e 15h, será de 30 minutos, e entre 15h01 e 0hm de uma hora.
Velórios
Os velórios estão suspensos, devendo ocorrer sepultamento com o caixão lacrado, em cemitérios públicos e particulares. Só poderá ter a presença de quatro familiares e um oficial religioso.
Vítimas de coronavírus poderão ser cremados, com autorização da família e custos pagos pela prefeitura.
Permanecem suspensos
Continua temporariamente suspenso o funcionamento de boates, salões de danças, casas de festas, shows e eventos, feitas, exposições, congressos e seminários, cinemas e teatros, clubes de lazer e piscinas, parques de diversão, circos e parques temáticos, campos de futebol e quadras poliesportivas, camelódromos.
Doença no município
No boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde neste sábado (18), Betim tinha 9 casos confirmados da doença. Ninguém morreu por causa do Covid-19 na cidade.
Fonte: G1