Quinta-feira, 04/06/2020

Gerais

Hospital Regional tem estoque de sangue zerado e faz apelo a doadores

Segundo a Fundação Hemominas, foi percebida uma grande queda nas doações de sangue com a chegada do coronavírus no país.

Com os estoques de sangue em baixa, principalmente o tipo O negativo, o Hospital Público Regional de Betim (HPRB) faz um apelo aos doadores que estiverem saudáveis para que procurem o Hemominas para fazerem doação de sangue. Neste período de enfrentamento ao coronavírus, a orientação é que os voluntários façam o agendamento online, no endereço eletrônico: www.hemominas.mg.gov.br ou pelo telefone 155, opção 1.

No dia 31 de março, o hospital identificou o estoque zerado de sangue O negativo, o que ameaça inviabilizar o atendimento de qualquer urgência ou emergência que necessite deste tipo sanguíneo. De acordo com a diretora do HPRB, Patrícia Evangelista, “todos os demais tipos também estão com estoques baixos, por isso é tão importante que as pessoas se sensibilizem e realizem a doação. Precisamos manter a oferta de sangue em níveis seguros para o atendimento”, alerta.

Ele explica que , na maioria das vezes, as cirurgias de urgência de pessoas vítimas de traumas graves, como as agressões urbanas com perfurações, os acidentes automobilísticos, as quedas, dentre outros casos, necessitam de hemotransfusões. “Temos ainda os pacientes oncológicos, as gestantes de alto risco, entre tantas outras situações que necessitam receber o concentrado de hemácias ou outros hemocomponentes do sangue, afirma a diretora. Ela acrescenta ainda que  “além disso, estamos entrando em um período crítico no enfrentamento do coronavírus e da dengue, o que pode aumentar ainda mais a nossa demanda”.

Segundo a Fundação Hemominas, foi percebida uma grande queda nas doações de sangue com a chegada do coronavírus no país. O órgão destaca que o fluxo de doadores foi todo reorganizado para que as doações ocorram da forma mais segura possível. Não há aglomerações nos hemocentros e todas as medidas de higienização e prevenção necessárias estão sendo tomadas.

Quem pode doar?

Devido às medidas de prevenção ao coronavírus, os critérios de doação de sangue foram atualizados. Os candidatos que viajaram para países com casos confirmados de Covid-19, por exemplo, ou que tiveram contato com pessoas que tenham diagnóstico da doença ficam inaptos de doar por 30 dias. O doador que foi afetado com o vírus fica inapto por 90 dias. 

Além das novas recomendações do Ministério da Saúde para os doadores de sangue, podem doar as pessoas entre 16 e 69 anos, com peso acima de 50 kg, que estão em boas condições gerais de saúde e mantêm um estilo de vida saudável. No dia da doação é necessário levar um documento oficial de identificação, com foto.

Quem não pode doar?

Se o voluntário estiver com qualquer sintoma de gripe ou resfriado como tosse, febre, coriza e dor de garganta, ele não poderá doar. Nesse caso, deve-se aguardar 30 dias após o término dos sintomas para candidatar-se à doação de sangue. Há outras situações que impedem a doação de sangue definitiva ou temporariamente, que devem ser verificadas no momento da doação. Algumas delas são o peso, doenças, uso de determinados medicamentos, gravidez, uso de drogas injetáveis, situações de risco acrescido para doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis, ingestão de bebidas alcoólicas, dentre outras.

Para mais informações, acesse:

http://www.hemominas.mg.gov.br

Hemominas Betim

Endereço: rua Salvador Gonçalves Diniz, 191, bairro Jardim Brasília (ao lado do Hospital Público Regional)

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. No sábado, 04 de abril, excepcionalmente, haverá funcionamento.

Contato: 3595-1010

Agendamento: www.hemominas.mg.gov.br ou pelo telefone 155, opção 1.

Deixe um comentário

RUA MIGUEL HENRIQUES DA SILVA, Nº4, CENTRO, IGARAPÉ-MG


CONTATO: (31) 9 9858-1002

error: Conteúdo protegido contra plágio!