Morro do Ipê fará novos investimentos; mais de mil vagas de emprego serão criadas

6
971

A Mineração Morro do Ipê deu mais um passo rumo à expansão de suas operações. Na terça-feira (10), o Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM, por unanimidade dos 11 conselheiros presentes, votou a favor da concessão da Licença de Instalação (LI) da planta Tico-Tico, permitindo o início das obras para ampliação do empreendimento. O projeto prevê aumento da produção para 6 milhões de toneladas por ano, cinco vezes mais do que atualmente. Com todas as barragens desativadas desde o início de 2019, a mineradora utiliza o método a seco para processar os rejeitos gerados na operação, sistema que também será utilizado nas atividades da mina Tico-Tico.

“Uma das premissas do projeto Tico-Tico é justamente não ter uso de barragens na operação. Em 2018, substituímos a utilização de barragens tradicionais pela tecnologia do filtro prensa, contribuindo para segurança das comunidades do entorno e do meio ambiente. Além do salto em nossas operações, a aprovação da Licença de Instalação da mina Tico-Tico representa um ganho significativo também para o Estado de Minas Gerais e municípios, que terão maior recolhimento tributário e geração de renda. Vamos aumentar em quatro vezes o número de postos de trabalho na mineradora”, comentou o diretor de operações minerárias da Morro do Ipê, Gustavo Horbach.

Mais de mil postos de trabalho diretos e indiretos serão criados, com priorização das vagas destinadas a moradores das comunidades locais de Igarapé, Brumadinho e São Joaquim de Bicas, que já ocupam 85% dos quadros da mineradora. Serão investidos US$ 200 milhões para implantação da nova usina de beneficiamento e estruturas de apoio para a operação da mina Tico-Tico. O início das obras, que devem durar 22 meses, está previsto para o segundo semestre.

Toda a produção da Morro do Ipê será escoada via Porto Sudeste, em Itaguaí (RJ), ativo portuário dos mesmos acionistas. Esse corredor logístico também contribuirá para escoamento do minério de pequenas e médias mineradoras a partir dos terminais da região.

6 COMENTÁRIOS