Caminhão Sesc Saúde Mulher traz serviços de saúde e exames para moradoras de Igarapé

0
411
A unidade móvel ficará instalada no estacionamento da Policlínica, onde serão realizados 910 atendimentos, entre mamografias e exames como Papanicolau.

A partir desta terça-feira (11), Igarapé recebe o Caminhão Sesc Saúde Mulher, que prestará serviços de saúde na cidade até 17 de dezembro. A unidade móvel ficará instalada no estacionamento da Policlínica, onde serão realizados 910 atendimentos, entre mamografias e exames como Papanicolau.

O Sesc Saúde Mulher é composto por unidades móveis que realizam exames para prevenção de câncer de mama e colo de útero, além de ações educativas para a promoção da saúde.

Durante 60 a 90 dias as unidades atendem mulheres com dificuldade de acesso aos serviços de saúde em municípios do interior e periferias das grandes cidades.

Os exames oferecidos nas unidades são: mamografia, ultrassonografia (pélvico, mama e transvaginal) e citopatológico (exame preventivo). O atendimento é gratuito e para realizar qualquer um dos exames o encaminhamento médico, identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) são necessários, com exceção do preventivo que não precisa do pedido médico.

Além dos exames são realizadas ações educativas de promoção da saúde. Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna.

O caminhão

– A estrutura conta com: consultório para realização de exames de ultrassonografia, citopatológico, com mesa ginecológica, ultrassom portátil e impressora;

– Sala de mamografia: espaço composto de mamógrafo digital, estação de trabalho, impressora a laser e negatoscópio;

Banheiro;

– Tenda externa com espaço multimídia para ações educativas, funcionamento de recepção e sala de espera;

– A unidade do Sesc Saúde Mulher é composta por seis profissionais (enfermeiro, educador em saúde, técnico de radiologia, técnico de enfermagem, artífice de manutenção e motorista). Além disso, conta com a colaboração de um médico ultrassonografista e laboratórios para emissão de laudos, assim como um médico responsável técnico que responde pela unidade.