Alunos assumem cargos de vereadores e participam do trabalho legislativo

0
311

No mês de agosto, estudantes do Ensino Fundamental de Igarapé assumiram o plenário da Câmara Municipal da cidade para a solenidade de posse dos novos membros do Projeto Câmara Mirim.

A Mesa Diretora Mirim foi composta por Keuane Linda Santos Vieira (presidente), Wendeson Assis de Souza dos Santos Dias (vice-presidente), Emilly Quirino de Souza (1º secretária) e Mayra Rosa Pinto Azevedo.

O vereador Antônio Jorge, autor do Projeto de Lei, explicou sobre a importância do Câmara Mirim para a cidade. “O projeto é importante para que os jovens de Igarapé conheçam o papel do Poder Legislativo. Eu acredito que depois de participar do projeto, os alunos vão mudar a percepção sobre política. Além disso, eles amadurecer e ganham desenvoltura para exercer, no futuro, o papel de um cidadão participativo”, disse Antônio Jorge.

De acordo com o Projeto de Lei, a Câmara Mirim ficará responsável por encaminhar propostas ao município, relativas a temas como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, entre outras.*

O mandato dos vereadores mirins será de um ano letivo e a função será considerada de interesse educativo e participativo. o programa de cunho educativo não inclui remuneração.

Confira a relação dos vereadores mirins:

Ana Luísa dos Reis Maia

Emilly Quirino de Souza

Gabriela Moran Fernandes Silveira

Kerolayne Christiellen Barbosa da Silva Corrêa

Keuane Linda Santos Vieira

Mayra Rosa Pinto Azevedo

Thaíssa Baeta Pereira

Wendeson Assis de Souza dos Santos Dias

Incentivo à educação

Além da Câmara Mirim, os estudantes de Igarapé que alcançarem as melhores notas durante o ano letivo, receberão homenagem de reconhecimento. A iniciativa faz parte do Projeto de Lei nº 1.858, que estabelece o programa “Aluno Nota 10”, que premiará alunos entre o quinto e o nono ano do ensino fundamental.

“Sabemos que a educação é fundamental para melhorar o futuro das pessoas. Esse projeto buscar incentivar ainda mais os estudantes, além de reconhecer o esforço e dedicação que eles têm com os estudos. Agradeço aos meus amigos vereadores, que me ajudaram com a implementação desses projetos ”, conta Antônio Jorge.

Os estudantes serão homenageados ao final da primeira sessão ordinária de cada ano, na Câmara Municipal de Vereadores, que divulgará sua realização no Diário Oficial do Município e no site oficial da Câmara Municipal de Igarapé.