sexta-feira, junho 26, 2026
Início Site Página 458

População têm tido problemas com o pagamento do IPTU

0

Taxas calculadas erradas e valores cobrados duas vezes foram reclamações de moradores de Igarapé

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto cobrado de quem tem um imóvel urbano. Pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada. Em Igarapé, a cobrança, realizada legalmente pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, tem confundido os moradores da cidade.

De acordo com moradores que não quiseram se identificar, há problemas recorrentes com cobranças calculadas erradas ou mesmo que já foram pagas. “Temos que parar tudo o que estamos fazendo para voltar à prefeitura e provar que a nossa guia já foi paga”, comentou, ressaltando que a secretaria de Fazenda alega que o problema é do sistema.

A Prefeitura de Igarapé esclareceu que  já foram corrigidas as falhas no sistema que é gerido pela própria Secretaria Municipal de Fazenda. Os casos com erros foram pontuados como isolados. Ainda de acordo com a prefeitura, quem tiver dúvidas sobre o valor do IPTU deve procurar  o setor de Cadastro da Secretaria Municipal de Fazenda, no horário das 8h30 às 17h, de segunda à sexta-feira.

Descontos da prefeitura

Nesta segunda-feira (01/10), a Prefeitura de Igarapé publicou no Diário Oficial do Município a Lei 1.832, que garante descontos nas taxas de IPTU anteriores a 2018. O pagamento poderá ser efetuado em até 27 parcelas mensais.

A porcentagem de desconto varia com as  datas, sendo:

I – 100% (cem por cento) para pagamento em parcela única até o último dia útil do mês de outubro de 2018;

II – 90% (noventa por cento) para o pagamento parcelado até o último dia útil do mês de dezembro de 2018;

III – 80% (oitenta por cento) para o pagamento parcelado até o último dia útil do mês de março de 2019;

IV – 65% (sessenta e cinco por cento) para o pagamento parcelado até o último dia útil do mês de setembro de 2019;

V – 50% (cinquenta por cento) para o pagamento parcelado até o último dia útil do mês de maio de 2020;

VI – 35% (trinta e cinco por cento) para o pagamento parcelado até o último dia útil do mês de dezembro de 2020.

Entenda o IPTU

Ele é um imposto cobrado pelas prefeituras. Cada cidade escolhe os critérios para a cobrança. O valor dele varia conforme a avaliação do imóvel. Todo o dinheiro arrecadado com o IPTU fica no município. E, com isso, ele pode ser usado em obras na cidade.

O dono do imóvel é o responsável pelo pagamento do imposto. É em seu nome que está enviado o boleto de pagamento do imposto e, se houver atraso, a multa com a prefeitura é feita no seu nome.

Em São Joaquim de Bicas, três suspeitos são presos por maus-tratos em clínica de reabilitação

0

Interno contou que já foi agredido fisicamente com pontapés e que foi amarrado a uma corrente no pescoço

Três pessoas foram presas no domingo (30) suspeitas de maus-tratos em uma clínica de reabilitação, em São Joaquim de Bicas. A Polícia Militar (PM) recebeu denúncias. Um revólver e munição foram apreendidos.

Ainda segundo denúncias, um dos gestores é pastor evangélico e ameaçava os pacientes com um revólver e fazia disparos dentro da clínica.

Os militares foram ao local e outro interno contou que já foi agredido fisicamente com pontapés e que foi amarrado a uma corrente no pescoço e puxado como se fosse um “cachorro” na presença de outras pessoas.

Os pacientes disseram que eram forçados a capinar por três dias seguidos sem ter o direito de ao menos beber água e eram agredidos a coronhadas.

Eles também reclamaram da falta de higiene do local e da alimentação. Disseram ainda que identidades e cartões de bancos eram retidos pela coordenação da clínica, que sacava o dinheiro. Dentro de um guarda-roupas, os policiais encontraram munição e um revólver Taurus.

WhatsApp Image 2018-10-01 at 15.39.31
Foto PM-MG 

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas informou que entrou em contato com a clínica nesta manhã e foi informada por uma assistente social que o vice-presidente está assumindo a direção e que a equipe técnica dará continuidade aos trabalhos normalmente.

Ainda segundo a prefeitura, como a clínica é privada, o município não tem o controle sobre o número de internos bem como a transferência deles para outras instituições. O local possui alvará sanitário expedido pelo estado.

 

Fonte: Globo Minas

São Joaquim de Bicas recebe 5º Festival de Capoeira no domingo, 30

0
Imagem Ilustrativa

Evento contará com o Concurso Comida de Senzala, apresentações culturais e a tradicional roda de capoeira

No próximo domingo, 30 de setembro, a Praça da Matriz, em Bicas Velha, receberá o 5º Festival de Capoeira. O evento, realizado pela Associação de Capoeira Arte Viva, com o apoio da Prefeitura de São Joaquim de Bicas, terá início às 10h. A concentração será na Praça do Cruzeiro, onde os participantes do festival farão uma caminhada até a Praça da Matriz.

O evento contará com a participação de capoeiristas de várias cidades da região. Caminhada Cultural, Concurso Comida de Senzala, apresentações culturais, troca de cordéis e graduações, além da tradicional roda de capoeira estão na programação.

Para Orleson de Fátima, mais conhecido como mestre Moreno, é importantíssimo levar a cultura da capoeira para as crianças, adolescentes e jovens. “A capoeira é importante na vida das pessoas que praticam. Além de ter o conhecimento e fundamentos da capoeira, é de fundamental importância no bem estar das pessoas. A capoeira é uma arte diferenciada onde se trabalha muito bem a dança, a luta, o canto e a percussão, isso faz com que seus praticantes tenham a mente e o corpo sadio. Ajuda na formação de pessoas melhores para o futuro”, ressaltou o mestre.

Confira a programação:

10h – Caminhada Cultural (saída da Praça do Cruzeiro)

11h – Concurso Comida de Senzala

12h – Almoço

13h – Apresentação Cultural

14h – Troca de cordéis e graduações

16h – Roda de capoeira

Campanha simula acidente de trânsito em Igarapé

0

Ação será realizada para comemorar a Semana Nacional de Trânsito

Veículo danificado, pessoas feridas e muita gente em volta. Quem passar pela rotatória, no Centro de Igarapé, nesta quinta-feira (27/09), às 15h30min, presenciará essa cena. Porém, tudo não passará de uma encenação. A atividade faz parte da Semana Nacional de Trânsito que termina no dia 28 de setembro.

A simulação de um acidente é um recurso que será utilizado pelo Departamento de Trânsito e Transportes de Igarapé (Igaratrans) para sensibilizar, educar e conscientizar as pessoas sobre os cuidados no trânsito. Participaram da simulação os servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

Os presentes terão a oportunidade de conferir de perto como é o atendimento às vítimas do trânsito, situação que visa provocar reflexão no comportamento das pessoas no dia a dia.

A programação continuará na sexta-feira (28/9), às 16h, quando ocorrerá simulação de acidente também na Praça das Lavadeiras.

Igarapé já tem empresa disponível para serviços de revitalização das ruas

0

O valor do contrato é de R$363.125,78, com prazo de 12 meses de vigência

A Prefeitura de Igarapé publicou, no Diário Oficial do Município, a empresa que será responsável por fazer um dos serviços mais esperados pela população – a revitalização das ruas da cidade.
A previsão é de que a empresa especializada – Arpan Engenharia Eireli – realize os serviços de pintura de ligação, mão de obra, carga e transporte dos resíduos gerados nas limpezas, além de trabalhos com rolo compactador liso de pequeno porte e fornecimento de massa.
O valor do contrato será de R$363.125,78, com prazo de 12 meses de vigência.

Estudante de São Joaquim de Bicas é destaque em concurso de redação

0

Aluna ficou em terceiro lugar entre os mais de dois mil estudantes de quatro cidades

A estudante de São Joaquim de Bicas, Sarah Souza Santos, de 10 anos, alcançou o terceiro lugar no concurso de redação organizado pelo Programa Educação Ambiental do Sistema Campo Limpo (INPEV).

O texto da aluna do quinto ano da Escola Municipal Jesus Chaves de Oliveira teve como tema “Resíduos Sólidos: responsabilidade compartilhada”. A competição contou com a participação de mais de dois mil inscritos do quarto e quinto ano das escolas de São Joaquim de Bicas, Sarzedo, Mário Campos e Nova União.

O Programa de Educação Ambiental do Sistema Campo Limpo foi criado em 2010, com o intuito de apoiar as instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, sempre alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A ideia do concurso é contribuir para a formação da consciência dos alunos sobre direitos e deveres ambientais, a partir da noção de “responsabilidade compartilhada”, sendo agentes da mudança em outros espaços além da escola. Para tal, os alunos terão contato com a Política Nacional de Resíduos Sólidos de forma adaptada à faixa etária.

Confira a redação da estudante de São Joaquim de Bicas:

Motoristas são autuados durante blitz da Lei Seca em Igarapé

0

Condutores terão que pagar multa de mais de R$ 2 mil e responder a processo que pode suspender a habilitação

Ao menos três motoristas foram flagrados alcoolizados durante uma blitz da Lei Seca em Igarapé, no último sábado (22/09). Os condutores podem perder a carteira de habilitação.

A operação foi realizada pela Polícia Militar, na Avenida Berenice de Magalhães. Ao todo, 42 veículos foram parados e fiscalizados pelos agentes.

Os infratores, além de pagar a multa de R$ 2.934,70, vão responder processo administrativo para a eventual suspensão do direito de dirigir por um ano. Segundo o PM, ninguém foi preso e as multas cabem recurso.

Foto: PM

III Encontro de Coros será realizado neste fim de semana em Igarapé

0

8 corais de Minas Gerais e de outros estados brasileiros estarão presentes no evento

Neste sábado (22/09), a partir das 20h, acontece o III Encontro Coros do Vale do Paraopeba. O evento é gratuito e ocorrerá na Igreja Matriz, no centro de Igarapé.

O repertorio terá músicas que vão de sacra, regional até MPB. Cada coral se apresentará com aproximadamente 30 vozes .

Regente do Coral Canto das Águas de Igarapé, Daniel Andrade, também responsável pelo encontro, diz que a proposta do evento “é manter a cultura do canto coral que muitas vezes é sufocada pela mídia”.

 

Horário de verão terá 15 dias a menos

0

O motivo é a apuração dos votos das eleições 2018

Neste ano, o horário de verão começa no dia 4 de novembro, um domingo após o segundo turno das eleições. A mudança foi determinada por decreto presidencial publicado no ano passado a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando era presidido pelo ministro Gilmar Mendes.

O motivo da mudança é a apuração dos votos das eleições 2018. O TSE desejava reduzir a diferença entre a apuração nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e a apuração no Nordeste, parte do Norte, e ainda no Acre e sudoeste do Amazonas, onde a diferença, com o horário de verão, chega a 3 horas do horário de Brasília.

Com isso, o período do horário de verão de 2018 e 2019 vai ter 15 dias a menos, terminando no terceiro domingo de fevereiro do próximo ano. Segundo balanço do ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, entre 2013 e 2016, o valor da economia com o horário de verão caiu de 405 milhões para 147 milhões de reais, uma redução de 63% na economia de energia elétrica.

O Ministério de Minas e Energia chegou a discutir o fim do horário de verão. O argumento é que o consumo não é mais tão influenciado pela luminosidade, mas pelo calor, com o aumento do consumo nos momentos mais quentes do dia.

Polícia Militar realiza palestra educacional para estudantes

0

Segundo a PM, o objetivo é aproximar população e orientar os jovens

A Polícia Militar de Igarapé realizou, na última terça-feira (18/09), uma palestra educacional na Escola Estadual Joelma Alves de Oliveira, no bairro Novo Horizonte.

Mais de 300 estudantes dos ensinos fundamental e médio estiveram presentes na ação. Durante a palestra, o Sargento Ronaldo Cruz e a Cabo Ronan Xavier apresentaram suas histórias de vida e as dificuldades enfrentadas até se tornarem policiais.

De acordo com o Sargento Cruz, a palestra é importante para aproximar a corporação da comunidade, além de passar orientações acerca de temas socioeducativo e preventivo. “Ajuda muito a fortalecer os laços entre estudantes, professores, funcionários e a Polícia Militar. Além disso, é uma oportunidade de motivar e preparar esses jovens para o futuro”, disse.

Últimas Notícias