segunda-feira, fevereiro 16, 2026
Início Site

Pelo segundo ano consecutivo, São Joaquim de Bicas conquista o Selo Ouro na Educação

0

São Joaquim de Bicas foi reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, com o Selo Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, uma premiação do Ministério da Educação (MEC) que valoriza os esforços das secretarias estaduais e municipais na garantia da alfabetização na idade certa.

O selo foi instituído pelo Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024, e tem como finalidade reconhecer o cumprimento das metas de alfabetização estabelecidas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), além de destacar o engajamento das redes de ensino na implementação de políticas públicas eficazes e inclusivas.

Os municípios e estados que superaram as metas de alfabetização recebem o Selo Ouro, com as primeiras entregas baseadas nos resultados alcançados ao longo de 2025.

A avaliação considera dimensões como:

  • A institucionalização e implementação da política de alfabetização em consonância com o CNCA;
  • A formação continuada de professores e gestores;
  • A distribuição de materiais didáticos complementares voltados à alfabetização.

A conquista reflete o trabalho sério, integrado e contínuo da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com gestores, professores, equipes pedagógicas e demais servidores que atuam diariamente nas escolas. Esse esforço coletivo demonstra o comprometimento em oferecer uma educação pública cada vez mais inclusiva, eficiente e transformadora.

“Esse reconhecimento nacional demonstra que estamos no caminho certo, construindo a educação que queremos para que São Joaquim de Bicas seja referência em educação no Estado de Minas Gerais”, comemora o prefeito Matheus Resende.

Com mais esse reconhecimento, São Joaquim de Bicas consolida-se como referência regional e reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino e com o futuro de suas crianças.

São Joaquim de Bicas amplia educação em tempo integral e atende 57 alunos do 4º ano

0

Com início no próximo dia 24, 57 alunos do 4º ano da Escola Municipal Domingos Justino de Andrade passarão a ser atendidos pela Escola em Tempo Integral, em um projeto que conta com a parceria de diversas secretarias do município, oferecendo uma formação mais completa e integrada.

A educação em tempo integral é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento dos estudantes, promovendo não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o crescimento social, cultural, emocional e físico. O modelo garante, no mínimo, 35 horas semanais de permanência do aluno na escola ou em atividades escolares orientadas.

A carga horária ampliada contempla diferentes componentes curriculares e atividades complementares, como Arte, Educação Cultural, Fanfarra, Inglês, Língua Portuguesa, Organização da Sociedade e Comportamentos Básicos (OSCB), Manifestações Culturais, Matemática, Educação Financeira, Música, Natação e outras atividades físicas.

Na educação em tempo integral de São Joaquim de Bicas, a segurança e a saúde dos alunos são prioridades. Todas as atividades seguem protocolos e os estudantes são acompanhados constantemente por professores e profissionais especializados, garantindo um ambiente seguro, acolhedor e bem orientado.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com outras secretarias, tem como perspectiva ampliar as habilidades de pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas, além de promover saúde, coordenação motora e bem-estar físico. O tempo integral também contribui para a melhoria da aprendizagem e do desempenho escolar, por meio de acompanhamento mais próximo, reforço de conteúdos e metodologias que tornam o aprendizado mais dinâmico e eficaz.

O programa contribui ainda para a ampliação da cultura, o respeito à diversidade e a prática da cidadania.

Além da Escola em Tempo Integral para os alunos do 4º ano, desde o início do ano letivo, a educação em tempo integral já acontece na Educação Infantil  maternal 1 DA Creche São Tarcísio, Casa Flor, CEI Pituchinha e CEI Ninita Amaral e maternal 2 do Anexo Antônio Gouveia, com crianças permanecendo nas escolas das 7h30 às 15h30, participando de diversas atividades complementares.

“A educação em tempo integral é uma forma de cuidar das nossas crianças e também de apoiar as mães que precisam trabalhar, sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro, acolhedor e cheio de oportunidades. Para os alunos do 4º ano, é ainda mais tempo de aprendizado, com diversas atividades que ampliam o conhecimento e fortalecem o desenvolvimento e preparam esses alunos para vida”, destacou a secretária municipal de Educação.

 

São Joaquim de Bicas amplia atendimentos e passa a oferecer blefaroplastia na rede pública

0

 

A ampliação dos serviços e atendimentos da Saúde de São Joaquim de Bicas avançam mais uma etapa. Desde janeiro, uma média de 06 procedimentos semanais de blefaroplastia já foram realizados na Policlínica Municipal.

A necessidade de uma intervenção com a blefaroplastia não é apenas uma ação estética. Em muitos casos, as pálpebras caídas podem causar peso nos olhos, além do cansaço visual e até interferir na visão das pessoas.

Ao anunciar o novo procedimento de blefaroplastia, usualmente conhecido como a “cirurgia de pálpebras” para a Saúde de São Joaquim de Bicas, o Prefeito Matheus Resende, destaca: “Já está acontecendo aqui na nossa Policlínica Municipal! Muito mais comodidade e facilidade para os moradores de São Joaquim de Bicas que não precisam sair mais da cidade.  Estamos transformando a Saúde de São Joaquim de Bicas cada dia mais. Com investimentos em exames de alta e média complexidade e pequenas cirurgias.”

Em 2026, a Saúde avança na ampliação de todos os serviços. “Já no início dos procedimentos de blefaroplastia, atendemos uma grande procura da nossa população que aguardava pela cirurgia. Hoje, com uma demanda reduzida para a realização deste procedimento, continuamos semanalmente com a realização desta pequena cirurgia. Simples e rápida, a blefaroplastia é realizada com média de 60 minutos, com anestesia local. O paciente é liberado no mesmo dia, retornando em média de 15 dias após o procedimento para a avaliação pós-cirúrgica. A gestão de saúde municipal e todos os servidores do SUS que transformam esses desafios em cuidado, com trabalho e compromisso com a vida.” Declarou Talita Marcelle Paiva, Secretária Municipal de Saúde de São Joaquim de Bicas.

A realização da blefaroplastia reflete tanto para a saúde quanto para a autoestima dos pacientes. Assim destaca-se benefícios como:

Melhora da visão | A cirurgia amplia o campo de visão, contribuindo para a segurança e a qualidade de vida.

Estético | A remoção do excesso de pele e gordura proporciona um olhar mais descansado e consequentemente na autoestima.

Prevenção de complicações oculares| A intervenção cirúrgica assume um papel preventivo essencial.

IMPORTANTE:  Como cada caso é único, o procedimento permite uma análise minuciosa das necessidades específicas do paciente, com um tratamento mais eficaz e seguro.

                 Os usuários dos serviços de Saúde Pública em São Joaquim de Bicas podem buscar mais informações na Unidade Básica de Saúde – UBS mais próxima do seu bairro para os devidos encaminhamentos à Policlínica Municipal. Para a realização deste procedimento, os critérios seguem os princípios de equidade do SUS, com a avaliação das prioridades e necessidades de cada paciente.

Novo Fórum Doutor Sebastião Patrus de Souza é inaugurado e amplia estrutura do Judiciário na comarca de Igarapé

0

Foi inaugurado nesta quinta-feira (12) o novo Fórum Doutor Sebastião Patrus de Souza, sede do Poder Judiciário da Comarca de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.

O prédio original, que data da instalação da comarca em 1998, passou por reforma e ampliação. A nova estrutura oferece melhores condições de trabalho para magistrados, servidores e colaboradores, além de aprimorar o atendimento à população de Igarapé e São Joaquim de Bicas.

Com quase 4,2 mil metros quadrados de área construída, o edifício está localizado na rua Manoel Franco Amaral, nº 450, no bairro Cidade Jardim. O espaço possui quatro andares interligados por elevadores e escadas, com acessibilidade para pessoas com deficiência.

O fórum tem capacidade para abrigar até quatro varas e conta com salas para secretarias e gabinetes, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), espaços destinados à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), além de auditório para sessões do Tribunal do Júri e estacionamento.

As obras seguiram os padrões do Plano de Aceleração de Obras do TJMG, incluindo a instalação de sistemas de ar-condicionado e reforço na segurança da edificação.

Polícia procura detento que fugiu da Penitenciária em São Joaquim de Bicas

0

As forças de segurança seguem à procura de um detento de 26 anos que fugiu da Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, em São Joaquim de Bicas, na tarde da última sexta-feira (6).

De acordo com a direção da unidade, o preso aguardava atendimento no setor de saúde quando conseguiu burlar a segurança, alcançar a área externa e romper o alambrado. Até o momento, ele não foi recapturado.

A administração instaurou procedimento interno para apurar eventuais responsabilidades pela fuga. O detento havia sido admitido na unidade em 9 de janeiro de 2024 e possui passagens pelo sistema prisional desde 2017.

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública informou que todas as medidas administrativas foram adotadas e que as forças de segurança permanecem em diligências para localizar o foragido.

Informações que possam contribuir para a recaptura podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque Denúncia Unificado 181. A ligação é gratuita.

Polícia Civil prende dois homens por furto de carga de ferro-gusa avaliada em R$ 61 mil em São Joaquim de Bicas

0

A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu em flagrante dois homens, de 29 e 39 anos, suspeitos de furtar uma carga de 29 toneladas de ferro-gusa avaliada em R$ 61,7 mil. A ação ocorreu em São Joaquim de Bicas e resultou na recuperação integral do material.

O crime foi registrado no dia 10 de setembro do ano passado. Conforme as investigações, um dos suspeitos, que atuava como motorista de cargas, transportava o material de Sete Lagoas para o terminal ferroviário de Sarzedo quando teria sido cooptado pelo comparsa para desviar a carga.

Para simular a entrega no destino final, o motorista utilizou um tíquete falso, fornecido pelo outro investigado, e encaminhou a imagem do documento à empresa transportadora. A fraude levou os responsáveis a acreditarem que o produto havia sido entregue regularmente.

Após meses de apurações relacionadas ao furto e desvio de cargas, a Delegacia Especializada em Investigação e Repressão ao Furto, Roubo e Desvio de Cargas identificou que os suspeitos estariam oferecendo o ferro-gusa à venda.

Policiais civis realizaram diligências no município e localizaram a carga com os investigados. No local, também foi apreendido o tíquete falso utilizado na fraude.

A dupla teve a prisão em flagrante ratificada por furto qualificado, mediante fraude e concurso de pessoas, e foi encaminhada ao sistema prisional. A carga recuperada foi restituída à empresa transportadora. As investigações seguem para apurar possível envolvimento dos presos em outros crimes semelhantes.

Geriatria e novos exames cardiológicos passam a ser oferecidos na Policlínica Municipal de São Joaquim de Bicas

0

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas ampliou os serviços oferecidos à população com a disponibilização de exames cardiológicos de alta complexidade na Policlínica Municipal e com o início do atendimento na especialidade de Geriatria.

Entre os exames já ofertados está o Ecocardiograma, disponibilizado desde janeiro e solicitado pelo médico cardiologista conforme indicação clínica. No início de fevereiro, também passam a estar disponíveis o MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) e o Holter.

Antes, esses exames precisavam ser realizados em outras cidades. Com a oferta na própria Policlínica, a proposta é garantir mais conforto, agilidade e cuidado aos usuários da rede pública municipal.

Ao anunciar a ampliação dos serviços, o prefeito Matheus Resende destacou a importância dos novos exames cardiológicos para a população. “O assunto é sério, e o coração bate até mais forte! Estamos transformando a saúde de São Joaquim de Bicas cada dia mais. É um check-up completo do coração na nossa policlínica”, afirmou.

Agendamentos seguem regulação

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os agendamentos seguem a lista de demandas organizada pelo setor de Controle, Avaliação e Regulação. Os pacientes são previamente avisados conforme a programação estabelecida. Para outras informações, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

Atendimento em Geriatria

A partir do dia 30 de janeiro, também teve início o atendimento na especialidade de Geriatria na Policlínica Municipal. O objetivo é fortalecer o cuidado humanizado e promover qualidade de vida à população idosa do município.

A secretária municipal de Saúde, Talita Marcelle Paiva, ressaltou a importância da nova especialidade. “Com muita alegria, anunciamos que a Policlínica Municipal agora conta com mais uma especialidade: Geriatria. Esse é um passo importante no cuidado com quem tanto já cuidou de nós. A chegada do geriatra reforça nosso compromisso com um atendimento mais humano, atento e respeitoso às necessidades da pessoa idosa, promovendo saúde, qualidade de vida e envelhecimento com dignidade. Seguimos avançando, sempre com olhar sensível e responsabilidade com a nossa população”, declarou.

Segundo a administração municipal, a ampliação integra o avanço dos serviços de saúde em 2026, com foco na melhoria do atendimento à população de São Joaquim de Bicas.

Acidente com carreta carregada de cadernos e livros interdita BR-381 em São Joaquim de Bicas

0
BR-381, em Igarapé (MG). Foto: Yasmim Esteves

Um acidente envolvendo uma carreta carregada com cadernos e livros causou longo congestionamento na tarde desta sexta-feira (6), na BR-381, altura do km 508, próximo ao posto Transabril, em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), todas as faixas no sentido sul, para quem segue em direção a São Paulo, ficaram totalmente bloqueadas em razão do acidente. Já no sentido norte, para quem segue em direção a Betim, o trânsito flui apenas pelo acostamento.

A carga de materiais escolares ficou espalhada na pista, contribuindo para a interdição e aumentando a retenção nos dois sentidos da rodovia. Motoristas enfrentaram grande lentidão, com reflexos no trânsito local de São Joaquim de Bicas.
Até o momento, não há informações sobre feridos.

Viatura da PM capota durante perseguição no bairro Resplendor, em Igarapé

0

Uma viatura da Polícia Militar capotou durante uma perseguição policial no bairro Resplendor, em Igarapé, na tarde desta segunda-feira (26). Apesar do impacto, ninguém ficou ferido.

De acordo com as primeiras informações, os policiais realizavam o acompanhamento de um veículo suspeito quando, por motivos ainda a serem esclarecidos, a viatura perdeu o controle e acabou capotando na via.

Equipes de apoio foram acionadas rapidamente e estiveram no local para prestar atendimento, controlar o trânsito e apurar as circunstâncias do ocorrido. O caso será analisado pelas autoridades competentes.

A ocorrência chamou a atenção de moradores da região, mas a situação foi controlada e não houve registro de vítimas.

Carreta tomba na Serra de Igarapé e interdita parcialmente a BR-381

0

Na madrugada desta quarta-feira (28), um acidente envolvendo uma carreta mobilizou equipes de emergência na Rodovia Fernão Dias (BR-381). O veículo tombou na altura do quilômetro 525, na região conhecida como Serra de Igarapé, um ponto de grande movimentação e recorrente em registros de acidentes.

Devido ao tombamento, a rodovia ficou parcialmente interditada no sentido São Paulo durante parte da madrugada. Imagens enviadas por telespectadores mostraram a presença de ambulâncias da Arteris, concessionária que administra o trecho, ocupando parte da pista para realizar o atendimento.

Apesar da gravidade do tombamento, a concessionária Arteris informou que o local foi liberado ainda durante a madrugada. Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde do motorista da carreta.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta quarta-feira, não foram registradas outras ocorrências significativas nas demais rodovias que cortam o estado de Minas Gerais, indicando um fluxo normal para quem inicia a jornada de viagem.

Últimas Notícias