São Joaquim de Bicas amplia educação em tempo integral e atende 57 alunos do 4º ano

0
9

Com início no próximo dia 24, 57 alunos do 4º ano da Escola Municipal Domingos Justino de Andrade passarão a ser atendidos pela Escola em Tempo Integral, em um projeto que conta com a parceria de diversas secretarias do município, oferecendo uma formação mais completa e integrada.

A educação em tempo integral é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento dos estudantes, promovendo não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o crescimento social, cultural, emocional e físico. O modelo garante, no mínimo, 35 horas semanais de permanência do aluno na escola ou em atividades escolares orientadas.

A carga horária ampliada contempla diferentes componentes curriculares e atividades complementares, como Arte, Educação Cultural, Fanfarra, Inglês, Língua Portuguesa, Organização da Sociedade e Comportamentos Básicos (OSCB), Manifestações Culturais, Matemática, Educação Financeira, Música, Natação e outras atividades físicas.

Na educação em tempo integral de São Joaquim de Bicas, a segurança e a saúde dos alunos são prioridades. Todas as atividades seguem protocolos e os estudantes são acompanhados constantemente por professores e profissionais especializados, garantindo um ambiente seguro, acolhedor e bem orientado.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com outras secretarias, tem como perspectiva ampliar as habilidades de pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas, além de promover saúde, coordenação motora e bem-estar físico. O tempo integral também contribui para a melhoria da aprendizagem e do desempenho escolar, por meio de acompanhamento mais próximo, reforço de conteúdos e metodologias que tornam o aprendizado mais dinâmico e eficaz.

O programa contribui ainda para a ampliação da cultura, o respeito à diversidade e a prática da cidadania.

Além da Escola em Tempo Integral para os alunos do 4º ano, desde o início do ano letivo, a educação em tempo integral já acontece na Educação Infantil  maternal 1 DA Creche São Tarcísio, Casa Flor, CEI Pituchinha e CEI Ninita Amaral e maternal 2 do Anexo Antônio Gouveia, com crianças permanecendo nas escolas das 7h30 às 15h30, participando de diversas atividades complementares.

“A educação em tempo integral é uma forma de cuidar das nossas crianças e também de apoiar as mães que precisam trabalhar, sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro, acolhedor e cheio de oportunidades. Para os alunos do 4º ano, é ainda mais tempo de aprendizado, com diversas atividades que ampliam o conhecimento e fortalecem o desenvolvimento e preparam esses alunos para vida”, destacou a secretária municipal de Educação.