Governo começa a distribuir vacina contra vírus que causa bronquiolite em bebês

Imunização será gratuita pelo SUS para gestantes a partir da 28ª semana, com 673 mil doses na primeira remessa

0
50
Gestante recebe dose da nova vacina contra o vírus sincicial respiratório em unidade básica de saúde; imunização busca proteger bebês contra bronquiolite e reduzir internações pelo SUS.

O Ministério da Saúde iniciou nesta terça-feira (2) a distribuição nacional da primeira vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por grande parte dos casos de bronquiolite e internações por problemas respiratórios em bebês. O lote inicial, com 673 mil doses, será enviado a todos os estados para aplicação gratuita pelo SUS em gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.

Segundo a pasta, a vacinação tem como foco proteger recém-nascidos nos primeiros meses de vida, período em que eles estão mais vulneráveis a formas graves de infecção pelo VSR, que podem evoluir para síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e exigir internação. Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de SRAG causados pelo vírus.

O grupo prioritário é formado por gestantes a partir da 28ª semana, sem limite de idade materna. A recomendação é de dose única a cada nova gestação. A aplicação poderá ser feita nas unidades básicas de saúde, junto com outras vacinas indicadas na gravidez, como influenza e covid-19, já que o imunizante contra o VSR pode ser administrado de forma simultânea