
O novo Centro Esportivo e Praça de Lazer Fernão Dias – José Maria Chaves, em Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, já está aberto à população. O espaço foi inaugurado no último sábado (15/11) e reúne campo society de grama sintética, vestiários, quiosque, playground, academia ao ar livre, banheiros e pista de caminhada com acessibilidade.
Segundo o secretário de Governo e Esporte, Vinicius Rezende, o local combina períodos de uso livre com horários controlados por agendamento, principalmente nos momentos de maior demanda. “A quadra fica aberta, à disposição da comunidade. Durante o dia, a criança pode brincar. Mas existe agendamento, principalmente à noite durante a semana e nos finais de semana”, afirma.
Como fazer o agendamento
O agendamento do campo e dos demais espaços esportivos pode ser feito diretamente na secretaria responsável pelo centro esportivo ou pelo WhatsApp da Secretaria de Esportes (31) 99283-0442.
Para marcar horário, é necessário um cadastro prévio do responsável pelo uso, com o preenchimento de uma ficha de responsabilização pelo espaço, além da entrega de foto 3×4 e cópia de documento de identificação.
Nos horários ociosos, quando não há reservas, a quadra permanece aberta para uso espontâneo da comunidade.
Escolinha de futebol e atividades futuras
O centro esportivo já começa a receber atividades organizadas. Uma escolinha de futebol, em parceria com a associação de moradores do bairro, vai funcionar às segundas e quartas-feiras à noite, das 18h às 20h, e às sextas-feiras durante o dia.
Para participar, basta procurar o local nos horários das atividades e fazer o cadastro da criança com os responsáveis pela escolinha.
A partir do início do próximo ano, a prefeitura pretende levar também aulas coletivas para o espaço, voltadas ao público adulto, como dança e treinamento físico. A participação deverá seguir o mesmo modelo: cadastro prévio dos interessados.
Regras de uso e fiscalização
Por se tratar de um espaço público, o centro esportivo segue as normas gerais de convivência e a legislação municipal. Carros de som, por exemplo, não são permitidos, já que o objetivo do espaço é a prática esportiva e o lazer da comunidade.
O local conta com sistema de videomonitoramento 24 horas, com câmeras instaladas na praça. O recurso é usado para coibir vandalismo e identificar responsáveis em caso de dano ao patrimônio.











