Violência contra idosos em MG: estado teve aumento de quase 10% e registrou 89 mil casos

De janeiro a setembro, quase 90 mil idosos foram vítimas de crimes como violação de direitos, cárcere privado e violência financeira ou física, segundo Observatório da Segurança Pública.

0
25

O número de idosos vítimas de violência em Minas Gerais aumentou 9% nos primeiros nove meses deste ano. De janeiro a setembro, 89 mil pessoas com 60 anos ou mais foram vítimas de algum tipo de violência, como cárcere privado, violação de direitos, violência física, emocional ou financeira.

Os dados, levantados pelo Observatório da Segurança Pública, mostram que no mesmo período do ano passado foram 82 mil casos registrados.

Durante a Operação Virtudes, que combate esse tipo específico de violência no Brasil, 42 pessoas foram presas em flagrante só no mês de outubro deste ano em todo o estado.

A ação foi feita em todo o país, e em Minas Gerais, contou com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Saúde.

Canais de Denúncia

As autoridades orientam que qualquer pessoa que presencie ou suspeite de violência contra idosos deve denunciar.

O superintendente de Integração da Sejusp, Bernardo Naves, destacou que o principal canal de comunicação com as forças de segurança é o Disque Denúncia.