
No dia 8 de outubro, quarta-feira, a cidade de Igarapé recebe a programação da Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis, com oficinas educativas para alunos da EM Professora Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade e sessões de cinema ao ar livre e aberta ao público no UBS José Lopes de Carvalho, às 18h30. Será exibido o filme “A Mensagem de Jequi”, de Igor Amin.
“A Mostra Telas Amigáveis é um projeto com foco na construção de identidades plurais das crianças envolvidas, onde elas possam usufruir de tecnologias criativas e acessíveis, desenvolver diversas habilidades emocionais, ter a oportunidade de valorizar sua própria cultura e também preservar nossa mãe natureza através da linguagem cinematográfica. Para isso, buscamos criar uma conscientização do uso benéfico das telas, abordar como elas podem ser auxiliares em atividades educativas e de lazer de maneira saudável e que sirvam de estímulo criativo, ressignificando estes dispositivos”, diz Igor Amin, diretor do Instituto Mundos e idealizador da mostra.
Nas sessões de cinema ao ar livre, serão exibidos no Cine Sada, um caminhão-cinema com tela integrada, os curtas-metragens produzidos nas oficinas nas escolas locais e também filmes convidados, como “A Mensagem de Jequi”, dirigido por Igor Amin. Produzido a partir de oficinas de cinema e educação climática com crianças quilombolas da Escola Estadual Mestre Virgínia Reis, no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras (Serro-MG), o filme apresenta a inspiradora jornada de Jequi, um menino quilombola interpretado por Kaique Santos Silva, que se transforma em uma liderança entre crianças e adultos ao defender as águas e os valores ancestrais de sua comunidade no Vale do Jequitinhonha.
As oficinas são voltadas para crianças do ensino fundamental de escolas públicas em parceria com os municípios, através das secretarias de educação de cada localidade e tem duração total de 6 horas/aula. O encontro propõe uma experiência divertida, sensível e educativa sobre as mudanças climáticas e os cuidados com a natureza, o uso consciente das telas e das tecnologias, além de estimular a expressão criativa por meio do audiovisual, valorizando a cultura, o protagonismo das crianças e o vínculo delas com o território onde vivem.