Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de São Joaquim de Bicas estão participando de aulas de educação patrimonial em visitas guiadas à Casa da Memória e a outros pontos históricos da cidade. A atividade integra o Projeto de Valorização da História do Município, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em parceria com a Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo.
As visitas têm o objetivo de complementar os conteúdos de História e Geografia já trabalhados em sala, aproximando os alunos de suas raízes culturais e estimulando a valorização da memória coletiva.
Durante as aulas de campo, os estudantes recebem explicações de profissionais da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo, que conduzem os grupos e apresentam fatos marcantes da trajetória do município.
De acordo com a secretária de Educação, Eunice Maia, a iniciativa contribui para o desenvolvimento humano e social dos alunos:
“Conhecer a história da cidade onde vivem ajuda as crianças a criarem um sentimento de pertencimento e valorização da nossa identidade. E fazer isso por meio de experiências fora da sala de aula torna o aprendizado mais vivo, interessante e inesquecível.”
Projeto ganha destaque nos 30 anos do município
Mais do que uma atividade pedagógica, o projeto é visto como uma oportunidade de fortalecer o vínculo dos estudantes com a cidade onde vivem. A proposta ganha ainda mais significado neste ano, em que São Joaquim de Bicas completa 30 anos de emancipação política.
A metodologia também busca tornar o aprendizado mais dinâmico, permitindo que os alunos vivenciem a história em espaços reais, despertem a curiosidade e exercitem a imaginação.