O Governo de Minas se reuniu, na quarta-feira (13), com representantes dos 24 municípios da Bacia do Paraopeba para discutir o andamento e o aprimoramento das ações previstas no Acordo de Brumadinho. O encontro ocorreu com a participação das Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e de Governo (Segov-MG), além do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública de Minas Gerais e da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela auditoria socioeconômica independente.
A reunião teve como objetivo atualizar os fluxos de execução dos projetos socioeconômicos e reforçar o diálogo com as administrações municipais. Também foi apresentada a nova estrutura da Superintendência Central de Reparação Pró-Brumadinho, ligada à Seplag-MG, responsável por coordenar as ações de reparação.
São Joaquim de Bicas foi citado como exemplo de gestão dos recursos recebidos. Segundo o governo estadual, o município já construiu três Unidades Básicas de Saúde (UBS) com verbas do acordo. A primeira foi entregue no início de agosto, a segunda será inaugurada no dia 30 e a terceira está em fase final de obras.