
A Prefeitura de Betim lançou, na noite dessa quarta-feira (2), a Fundação Pública de Pesquisa e Tecnologia Avançada do Município de Betim – Beta. A cerimônia foi realizada no Teatro Municipal Newton Amaral Franco e reuniu autoridades municipais, representantes do setor produtivo, universidades e especialistas em inovação pública. A Fundação Beta é a nova entidade municipal criada a partir da reforma administrativa promovida pela atual gestão, com a missão de transformar Betim em um polo de inovação, tecnologia e eficiência.
Segundo o presidente da Fundação Beta, Nykison Linhares, a Beta representa um pacto com o futuro. “Iniciamos esse processo ouvindo quem está na ponta, com a criação do grupo ‘Antenas’ — formado por servidores de todas as secretarias, que nos ajudaram a mapear gargalos, propor soluções e desenhar estratégias de modernização da gestão pública. A Fundação Beta terá a missão de criar soluções para os cidadãos e servidores, fomentar parcerias e impulsionar políticas públicas mais eficazes. E é com o envolvimento direto de cada servidor e cada cidadão – que serão ouvidos e valorizados -, que vamos avançar, passo a passo, nessa transformação”, destacou.

Mais sobre a Fundação Beta
Com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, a Fundação Beta nasceu com o propósito de modernizar a gestão pública, fomentar o desenvolvimento tecnológico e construir um futuro mais inteligente e sustentável para o município. Suas diretrizes abrangem a promoção da ciência, da tecnologia e da inovação como instrumentos de transformação social, desenvolvimento econômico e melhoria dos serviços públicos.
Entre as principais competências da entidade estão o fomento à pesquisa científica e tecnológica voltada às demandas locais, a criação de soluções inovadoras para o setor público e privado, a instalação de startups e empresas de base tecnológica no município, a capacitação de recursos humanos e a conclusão e operacionalização do Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Um dos projetos estruturantes da fundação será a implementação do Parque Tecnológico Municipal, que servirá como ecossistema de inovação, aproximando universidades, empresas e o poder público.
A Beta também assumiu a responsabilidade de desenvolver ações de inclusão digital e social, apoiar o empreendedorismo tecnológico e a inovação aberta, gerenciar a propriedade intelectual das tecnologias desenvolvidas e estabelecer parcerias nacionais e internacionais para transferência de conhecimento e intercâmbio técnico-científico. Além disso, irá realizar estudos e projetos voltados à digitalização de processos e à modernização da gestão pública municipal.
A estrutura organizacional é composta pela Presidência, Vice-Presidência e oito diretorias: Inovação e Tecnologia; Planejamento e Gestão; Projetos, Parcerias e Educação Tecnológica; Pesquisas e Indicadores; Jurídica; e Administrativa. A fundação também contará com um Conselho Curador e um Conselho Fiscal, que exercerão as funções deliberativa e de controle, respectivamente, garantindo governança, transparência e alinhamento estratégico com as políticas públicas municipais.