Membro da Guarda Municipal e morador se envolvem em conflito em Igarapé

0
524

Na tarde de segunda-feira (02/09), uma discussão envolvendo um guarda municipal e um morador de Igarapé gerou confusão. O episódio teve início por volta das 17h, no centro da cidade, quando o Guarda Municipal, em serviço, abordou um homem que estava com o carro estacionado em local proibido.

Segundo o relato do Guarda Municipal, a abordagem ocorreu depois que o homem estacionou seu veículo na frente de uma garagem. Durante a abordagem, o homem foi instruído a desligar o veículo e sair do carro. O Guarda Municipal relatou que o homem apresentava sinais de embriaguez e desrespeitou a ordem, saindo dirigindo sem permitir que a placa do veículo fosse anotada.

Ainda de acordo com o relato do Guarda Municipal à Polícia Militar, ao retornar ao local a pé, o homem confrontou o Guarda Municipal com palavras de baixo calão e agressões verbais. O Guarda Municipal, então, deu voz de prisão ao homem, que estava exaltado e resistiu à abordagem, o que levou à necessidade de uso de algemas para sua contenção.

O relato do cidadão envolvido apresenta uma versão diferente, alegando que a abordagem do Guarda Municipal foi desproporcional e que houve agressões físicas por parte do servidor público, incluindo empurrões e tentativa de agressão. O homem afirmou que comerciantes tentaram intervir para proteger sua integridade durante o conflito.

Após o incidente, os envolvidos foram conduzidos à base da Polícia de Igarapé, onde foi oferecido atendimento médico, que foi recusado por ambos. O teste do bafômetro foi recusado pelo homem.

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Igarapé, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, informa que está apurando, com o máximo rigor e dentro da lei, a ação dos agentes da Guarda Civil Municipal ocorrida em 2 de setembro de 2024, amplamente divulgada nas redes sociais.

Os agentes envolvidos foram afastados imediatamente de suas funções de patrulhamento para garantir a apuração dos fatos e a devida responsabilização.

Reafirmamos nosso compromisso com os princípios legais e éticos que regem nossa instituição e não aceitamos qualquer comportamento que desrespeite esses valores. Condutas isoladas não representam os princípios da Guarda Civil Municipal nem a postura de seus integrantes.

A Guarda Civil Municipal é uma importante conquista para a segurança do município e continuará a desempenhar seu papel com responsabilidade e transparência.