Cerca de 185 mil estudantes do 3º ano do ensino médio e 3º período da Educação para Jovens e Adultos (EJA) participam, nesta semana, de um simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desenvolvido pela plataforma Enem MG.
Para atender a todos os estudantes, foram impressas 370 mil provas, que foram distribuídas para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), organizadas por escolas e turmas.
O objetivo é oferecer uma experiência prática que simule as condições reais do exame, familiarizando os alunos com o formato da prova, auxiliando-os no gerenciamento do tempo e na identificação de áreas que necessitam de melhoria.
O simulado oferece um diagnóstico detalhado que orienta estudantes e professores na preparação para o exame, que acontecerá em novembro.
“A aplicação desse simulado vai trazer uma trilha formativa personalizada para cada estudante, dando a ele um direcionamento nos estudos ao longo do ano para fazer o Enem. Os professores poderão, também, verificar em seu planejamento como eles podem apoiar, cada vez mais, seus estudantes”, afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
Desenvolvido com o auxílio de inteligência artificial, o simulado analisa provas anteriores do Enem para criar questões semelhantes em formato e nível de dificuldade, proporcionando uma preparação eficaz.
Até a data do Enem, um segundo simulado será aplicado para monitorar o progresso dos estudantes e ajustar aspectos pontuais que possam melhorar seu desempenho.