Dando continuidade às estratégias de combate à dengue no município, a Prefeitura de Betim disponibiliza para a população, a partir desta quinta-feira (14), o medicamento homeopático Eupatorium perfoliatum CH30. A solução, que é um complemento às medidas assistenciais já existentes, busca suavizar e reduzir o período dos sintomas da doença, além de diminuir, em alguns casos, o risco de agravamento clínico do quadro de saúde do paciente. A homeopatia está disponível nas farmácias das 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e pode ser ingerida tanto por pessoas não infectadas, como por aquelas que já manifestaram a dengue.
Para adquirir o medicamento homeopático, os interessados devem se dirigir à UBS de referência levando uma garrafa de água mineral 500 ml lacrada e informar o nome completo e data de nascimento de todos os familiares e demais pessoas que irão tomar a solução. A garrafa deverá ser aberta somente no momento do preparo do medicamento, quando o profissional da farmácia fará a adição de três gotas da solução à água. O preparo tem validade de 24 horas e, após esse período, o conteúdo da garrafa deverá ser desprezado.
Cada pessoa deve tomar uma colher de chá (cerca de 5 ml) da solução homeopática. Bebês menores de 6 meses que estão sendo amamentados apenas com leite materno também podem ingerir os 5 ml da solução diretamente ou por meio da amamentação – neste caso, a mãe deve tomar a solução 20 minutos antes de amamentar a criança.
A solução não tem contraindicação, podendo ser ingerida também por gestantes, idosos, crianças e pacientes imunodeprimidos. A dose indicada é única e igual para todas as idades.
A homeopatia é uma das 29 Práticas Integrativas Complementares (Pics) reconhecidas pelo Ministério da Saúde e, atualmente, é oferecida pelo SUS Betim. Sua prática tem eficácia e segurança comprovadas cientificamente e em experiências acumuladas em todo o mundo. A homeopatia já foi aplicada no município de forma exitosa em epidemias anteriores de dengue e também na pandemia da covid-19.
“A importância de utilizar a homeopatia nas epidemias de dengue é a possibilidade de amenizar os sintomas e reduzir quadros graves da doença, contribuindo para a diminuição das internações. A pessoa que contrair a dengue depois de tomar o medicamento homeopático, por exemplo, geralmente apresenta sintomas mais brandos e em período mais curto em relação àqueles que não ingeriram”, explica a referência técnica das Práticas Integrativas e Complementares do SUS Betim, Camila Ferreira Campos.
PERGUNTAS FREQUENTES
– A solução interfere em outros medicamentos?
Não há interação danosa com outras medicações. Pode ser tomado concomitante com qualquer outra medicação, seja de uso contínuo ou não.
– Pode ser usado por gestantes, crianças, idosos e imunodeprimidos?
Sim.
– Qual a validade da preparação nas garrafas?
A validade após o acréscimo das gotas é de 24 horas. Após esse período, desprezar todo o conteúdo.
– Quanto tempo depois devo tomar uma nova dose da solução homeopática?
Para a escolha atual a orientação é de intervalo de 1 ano.
CUIDADOS NA CONSERVAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
– Não mudar a substância de frasco;
– mantê-la em temperatura ambiente;
– evitar exposição ao calor ou luz do sol, diretamente;
– evitar proximidade com aparelhos eletrônicos, campos magnéticos ou microondas (ex: celular, TV, computador);
– não encostar a garrafa com a substância na boca ou em superfícies;
– em caso de vômito, não repetir a dose.