Betim abre unidade temporária de acolhimento de pacientes com dengue na UPA Norte

0
130
Secom / PMB

Para absorver com mais agilidade o aumento expressivo da demanda por atendimento a pacientes com sintomas de dengue, a Prefeitura de Betim abrirá, na próxima segunda-feira (4), às 9h, mais um espaço específico para atendimento referente à arbovirose. A Unidade Temporária de Acolhimento de Pacientes com Dengue funcionará na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte e será destinada a pacientes com idade a partir de 13 anos, com quadros clínicos classificados como pouco urgente (verde) ou não urgente (azul). O espaço atenderá 24 horas. Com a medida, a prefeitura busca desafogar a demanda da UPA, deixando o fluxo de atendimento do local voltado para quadros graves e urgentes.

A unidade temporária terá um esquema próprio para acolhimento dos casos verde ou azul, depois que o paciente passar pela classificação de risco na recepção principal da UPA Norte. O ambiente será climatizado para mais conforto dos enfermos e contará com recepção, consultórios médicos, sala para prova do laço e 20 pontos de hidratação oral e venosa. O espaço terá capacidade para realizar cerca de cem atendimentos por dia.

“Nosso objetivo é evitar a sobrecarga do atendimento da UPA Norte, que recebe, além dos pacientes com sintomas de dengue, pessoas com sinais de outros agravos e pacientes com quadro de urgência e emergência. O fluxo próprio para acolhimento dos casos leves vai agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera de todos”, explica o diretor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Wesley Vieira.