No último sábado (2), um ônibus da linha 3333, que faz o trajeto Igarapé/Belo Horizonte, pegou fogo devido à falta de manutenção. Segundo a prefeitura, esta é a terceira vez nos últimos três meses que um dos veículos foram tomados pelo fogo.
A Prefeitura de Igarapé informou que entrará com uma ação judicial contra a empresa Novo Retiro, de concessão feita pelo Governo do Estado, por não cumprir com a obrigação de manter os veículos em bom estado de funcionamento.
A medida se deu após incidentes de três veículos da empresa pegarem fogo por possível falta de manutenção, sendo o último no dia 02, na avenida Governador Valadares, próximo ao Batalhão da PM; um segundo na BR 381, próximo à Petrobrás; e o outro no dia 15 de setembro, no acesso à Estrada da Sada.
A Prefeitura de Igarapé ressalta ainda que fiscalizações feitas pela Igaratrans já resultaram na interdição de outros ônibus da mesma empresa por más condições de uso. Com essa ação judicial, a intenção é o rompimento da concessão atual para abertura de nova concorrência ou abertura a mais de uma empresa para atuar no Município.
Por ser uma empresa de concessão estadual, é importante destacar que a responsabilidade por fiscalizar a manutenção dos ônibus é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER-MG e o acompanhamento e controle devem ser feitos pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Mobilidade – Seinfra.