A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Defesa Civil, inicia, na segunda-feira (11), a instalação de placas com orientações para pontos de encontro na Colônia Santa Isabel, na região do Citrolândia. A sinalização faz parte do conjunto de ações preventivas a danos provocados por períodos chuvosos e tem como objetivo conduzir os moradores até um ponto de encontro no qual possam permanecer em segurança até a chegada de auxílio.
No caso da Colônia Santa Isabel, área localizada às margens do rio Paraopeba e com histórico reincidente em enchentes, as placas serão instaladas ao longo de toda a extensão da mancha de inundação. “A sinalização indica a rota segura em momento de alerta de chuvas intensas ou em necessidade de evacuação dos imóveis para que a comunidade possa chegar com calma e em segurança numa área de autossalvamento”, explica a superintendente de Defesa Civil, Suellen Reis.
As placas seguem o padrão da Defesa Civil Estadual, conforme a Instrução Técnica 01/2021 e possui especificidades municipais, como os telefones da Defesa Civil (199/3594-558), da Polícia Militar (190), do Corpo de Bombeiros (193) e do Samu (192). Todas as placas são reflexivas, ou seja, refletem a luz que incide sobre elas.