A Secretaria Municipal de Educação de Igarapé distribuiu mais de 5.000 livros literários para todas as escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental. Isso equivale a uma média de 370 livros disponibilizados para cada escola.
Segundo a prefeitura, para a aquisição dos livros foi utilizado recurso próprio do município e os valores foram repassados às escolas através do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola – PMDDE.
A entrega do acervo em cada escola foi marcada pela apresentação de uma equipe de animação que, fantasiados de personagens da Turma da Mônica e O Rei Leão, divertiram cerca de 5.300 crianças.
O “Projeto Construindo Leitores” faz parte de uma ação que antecede a semana de literatura infantil, prevista no calendário escolar para os dias 04, 05 e 06 de setembro, com o objetivo de fomentar, incentivar o hábito da leitura e aguçar a imaginação das crianças. Além disso, o projeto visa também equipar as bibliotecas e/ou cantinhos de leitura das escolas com livros literários diversos e de alta qualidade.
Segundo a Secretária Adjunta de Educação, Sandra Prado, “a leitura é fundamental para o desenvolvimento da criança. A obtenção e ampliação da leitura e interpretação, conhecimentos gerais, culturais, relações pessoais e interpessoais, constituem-se elementos essenciais ao processo de formação humana”.
É importante destacar que os livros foram designados para serem utilizados dentro das instalações da escola. No entanto, os alunos têm a oportunidade de levá-los para casa caso esteja relacionado a algum projeto escolar específico, devendo devolvê-los à biblioteca, uma vez que os livros são um recurso da escola destinado a todos os estudantes.