A Prefeitura de Igarapé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Rosentino Oliveira Soares, no bairro Bom Jardim, na última quarta-feira, 30. A obra foi realizada com recursos próprios do município.
O recurso foi utilizado na construção de 9 salas de aula, incluindo uma sala adaptada para turma de berçário, sala multiuso/biblioteca, secretaria com atendimento reservado e exclusivo para pais de alunos; sala de professores, sala de direção e sala de pedagogas; pátio amplo para refeitório e atividades coletivas; cozinha espaçosa com despensa de gêneros alimentícios e despensa para materiais de limpeza; banheiros infantis, banheiro adaptado às pessoas com deficiência e vestiários para os Agentes de Serviço Escolar – ASE.
O espaço recebeu também a instalação de parquinho; carteiras e cadeiras para os alunos e professores; armários, quadro branco e estantes lúdicas para as salas de aula; computadores, notebooks, mesas e cadeiras giratórias para o setor administrativo; fogão, geladeira, freezer, máquina lavar roupa, tanquinho, máquina pressão lavar chão, liquidificador profissional, pratos, talheres, copos, panelas, micro-ondas, forno elétrico e outros utensílios de cozinha; encadernadora, plastificadora, caixa de som, além da pintura pedagógica.
“A expectativa é de atendermos as turmas de educação infantil (1 a 5 anos) das escolas dos bairros Batatal, São Francisco e Bom Jardim, que hoje somam o total de 9 turmas e a previsão do total de alunos a serem atendidos neste ano é de 175 crianças, mas a EMEI terá capacidade de atender mais ou menos 250”, finaliza a Secretária Adjunta de Educação, Sandra Prado.
A Prefeitura de Igarapé tem mostrado comprometimento com a educação básica das crianças do nosso município, sendo a Emei Rosentino Oliveira Soares a segunda escola a ser inaugurada nos últimos 30 dias.
Em atividade desde o dia 01 de agosto, a EMEI Eliana Célia Nunes da Rocha “foi organizada para o atendimento à demanda de alunos do bairro Novo Igarapé e região para que as crianças pudessem ter mais conforto com a proximidade de suas residências evitando que fiquem muito tempo do dia em viagens para o endereço das EMEIS onde havia vagas para serem atendidos”, completa Sandra Prado.
Com valor aproximado de R$2.6 milhões, o recurso foi utilizado na compra de equipamentos permanentes, como quadros, armários, máquina de lavar, entre outros; instalação de câmeras, concertinas e aumento dos muros; reforma da quadra e adaptação da casa de forma a atender as necessidades da EMEI. A adequação contou com a reestruturação de 05 salas de aula, cozinha, refeitório, parquinho e sala de professores.