Nessa terça-feira (29), a Prefeitura de Igarapé assinou autorização para que seja iniciada a revisão do plano de manejo do município. O documento técnico irá estabelecer o zoneamento e as normas de proteção ambiental de cada área da cidade. O documento aguardava revisão desde 2013.
Segundo o Secretario de Meio Ambiente, Isaias de Barros, a revisão do plano de manejo é muito importante, já que 64% do município corresponde a uma área de proteção ambiental. “O plano de manejo vai delimitar as atividades econômicas que podem ser executadas, os loteamentos, as áreas de chacreamento. É um retrato do que poder ser feito dentro dessa área e daquilo que já está sendo feito”, explicou o secretário.
Ainda de acordo com o secretário, o plano de manejo também irá garantir perenidade aos recursos hídricos do município e o uso sustentável principalmente da área da Pedra Grande, que teve sua área de tombamento aumentada de 231.000 mil metros quadrados para 1,8 milhões de metros quadrados.
O novo plano de manejo será realizado pela empresa Ecosul, especialista em planejamento, consultoria e soluções ambientais. O custeamento do serviço será feito através de multa de compensação ambiental paga pela Mineração Morro do Ipê e repassada ao município pelo Ministério Público de Minas Gerais.