A Prefeitura de Igarapé anunciou que está implantando o projeto Cidades Inteligentes, que consiste em um Centro de Monitoramento Integrado (CIM) entre a Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal e Igaratrans. Segundo o município, o projeto prevê implantação de 255 câmeras estrategicamente distribuídas em 143 pontos da cidade, com investimento aproximado de R$ 19 milhões.
O centro de monitoramento está sendo desenvolvido no prédio da Igaratrans e possui integração ao Hélios, um sistema desenvolvido pela PMMG capaz de receber os dados de movimentações veiculares enviados por todas as câmeras. Essa integração também permite o espelhamento de imagens à PMMG, possibilitando o acompanhamento em tempo real dos pontos estratégicos.
Segundo a prefeitura, com o centro de monitoramento também será possível controlar as áreas de todas as escolas e creches da cidade, permitindo o acompanhamento da entrada e saída dos alunos. A expectativa dos órgão envolvidos é que o CIM desempenhe um papel crucial na redução dos índices criminais no município com resultados notáveis previstos já para os próximos meses.
Devido à rápida evolução tecnológica e à necessidade de manutenção constante do sistema de videomonitoramento, a implantação do CIM vai ser feita por uma empresa terceirizada e especializada em instalação e manutenção de equipamentos.