Um levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostra que o município de São Joaquim de Bicas, está entre os 10 municípios mineiros que mais criaram vagas de emprego no primeiro semestre de 2023.
De acordo com os dados registrados, entre janeiro e junho deste ano, foram abertas 1.753 oportunidades de trabalho, e a cidade se destacou pelo crescimento dos números em relação ao mesmo período do ano passado, registrando um aumento de 29,6%.
Para a coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), Kênia de Almeida, o resultado positivo é fruto de um trabalho em conjunto com diversos setores da prefeitura. Uma das iniciativas implementadas é a parceria firmada com as Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, que passou a ofertar, de forma gratuita, uma série de cursos de qualificação profissional para a população jovem e adulta, oriundos de instituições parceiras do município.
Entre os cursos já ofertados estão os de soldador, eletricista, pedreiro, armador, energia fotovoltaica, empreendedorismo e o de corte de costura. Outros cursos também já estão previstos para iniciarem na segunda quinzena deste mês, como os de assistente administrativo, cuidador de idosos e embalador.
Outro fator que contribuiu significativamente para o aumento da geração de empregos em São Joaquim de Bicas, foi a implantação do maior projeto de mobilidade urbana da cidade, o “Expressinho 0800”, que oferece o transporte público gratuito para a população. “A implantação do sistema de transporte com tarifa zero, facilitou bastante a circulação das pessoas no município. O serviço permite que os moradores se desloquem com mais frequência aos centros comerciais da cidade, assim como os prédios administrativos. Uma outra forma deles conseguiram deslocar com mais segurança e tranquilidade, durante a ida e retorno do trabalho”, destacou.
Ainda segundo a coordenadora do NAC, o aumento da geração de emprego na cidade também se estende às parcerias com as empresas da região, as mineradoras, as indústrias locais ou as das cidades vizinhas, como por exemplo, a fábrica da Fiat, que disponibilizam as oportunidades de trabalho e estágios ao Banco de Emprego.
A reestruturação do NAC também contribuiu com o aumento da empregabilidade em São Joaquim de Bicas, uma vez que além de ofertar as vagas pelo do Banco de Emprego, passou a disponibilizar o processo de Recursos Humanos, com os serviços de recrutamento e seleção dos candidatos.” Uma vez que alguém procura o banco, já é avaliado a partir do momento em que chega. Fazemos essa triagem e, se observarmos que ele tem o perfil compatível com a vaga, encaminhamos para a entrevista”, explicou. Ainda segundo ela, a expectativa para o segundo semestre é bem positiva, em virtude das novas empresas que estão chegando na cidade. “Esperamos que o cenário seja tão bom quanto ou até melhor no que diz respeito às contratações”, destacou.
A balconista Keti de Vasconcelos, de 44 anos, foi uma das moradoras da cidade que conquistou uma vaga no Banco de Emprego. “Lá eu recebi dicas e orientações de como aperfeiçoar meu currículo profissional e, após fazer as alterações sugeridas, recebi sete propostas de emprego. Estou muito feliz e grata porque hoje estou empregada”.
O prefeito Guto Resende afirmou que a gestão vem se empenhando, diariamente, para melhorar ainda mais o cenário na cidade. “Sem dúvida, é motivo de muita comemoração, saber que São Joaquim de Bicas, está entre os dez municípios do estado que mais oportunizou geração de empregos. Queremos não só ampliar as oportunidades de emprego, como também disponibilizar mais cursos técnicos gratuitos para qualificar nossos cidadãos. Contamos muito com a parceria das empresas aqui da cidade e da região, para que a Prefeitura continue garantindo mais empregabilidade”, ressaltou.