Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para o projeto Som, Câmera e Ação. Inscrições devem ser feitas por formulário online, no Instagram @somcameraeacao. A oficina em Igarapé acontecerá no período de 15 a 18 de agosto. Em Mateus Leme, entre os dias 22 e 25 de agosto.
Em cada cidade, oito pessoas com mais de 45 anos serão selecionadas para participar de uma oficina de cinema gratuita, com orientação do cineasta Cris Azzi. Após a oficina, o projeto retorna às cidades para exibir o filme em um cinema ao ar livre.
O projeto Som, Câmera e Ação conta com patrocínio da Mineração Usiminas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, realização do Instituto Morada Vivas e apoio das Prefeituras de Mateus Leme e Igarapé.
SABERES TRADICIONAIS
A 2ª edição do projeto traz como temática os “Saberes Tradicionais” e convida os participantes a investigarem sobre o patrimônio cultural das comunidades onde vivem. Em Igarapé, os alunos irão desenvolver um filme a partir das mestras da culinária, consideradas parte do patrimônio do município por preservarem a memória gastronômica e cultural. Já em Mateus Leme, a inspiração para o desenvolvimento do filme será o Congado, tradição no município.