_Entre as ações estão as instalações de câmeras com monitoramento em tempo real, cerca concertina nos muros, além de treinamento dos porteiros e vigias_
Dando continuidade às medidas de proteção aos alunos e funcionários da rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Joaquim de Bicas, por meio da Secretaria de Educação, tem implementado uma série de ações para ampliar e fortalecer a segurança em todas as unidades escolares, tendo em vista os últimos acontecimentos nacionais envolvendo ataques violentos nos estabelecimentos de ensino.
Uma das medidas é a ampliação da rede de câmeras com monitoramento em tempo real. De acordo com a secretária municipal de Educação, Eunice Maia, novas câmeras estão sendo instaladas, para reforçar ainda mais a segurança escolar. Durante o funcionamento das aulas, são monitorados todos os ambientes internos e externos de cada uma escola, como pátio, área comum, portão de entrada, todas as salas de aula, os berçários, cozinha, biblioteca e demais dependências. “Não podemos descuidar da segurança de nossos alunos, e por isso, nós estamos mantendo a todo momento o monitoramento das escolas através de um monitor de televisão instalado na Secretaria de Educação, e na sala dos diretores. Com isso, qualquer atitude suspeita, nós iremos ligar imediatamente para o diretor responsável pela escola e pedir para que seja reforçada a atenção de segurança no entorno da unidade”, frisou a secretária.
Além das câmeras, os muros de algumas escolas estão sendo ampliados e recebendo a instalação de cerca concertina – que é um tipo de arame farpado, disponibilizado em formato de grandes espirais, que possui lâminas pontiagudas, cortantes e perfurantes com objetivo de impedir ou dificultar a entrada ou saída de indivíduos suspeitos nas escolas.
Ainda segundo Eunice, outro trabalho em prol da segurança dos alunos são os treinamentos e formações realizados regularmente com todos os porteiros, vigilantes e agentes das unidades sobre a segurança nos locais. Segundo ela, durante o funcionamento escolar, todos os portões permanecem fechados e trancados, e é feito também um rigoroso controle de acesso de pessoas, feito pelos vigias e porteiros, inclusive por meios eletrônicos. Entre outras medidas de segurança adotadas pela Prefeitura, é a parceria com a Polícia Militar, em prestar apoio e orientações, além de garantir a integridade e segurança da comunidade escolar.
O prefeito Guto Resende também ressaltou sobre a importância de proporcionar um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos. “A nossa preocupação com a segurança e a proteção dos nossos alunos, professores e funcionários é constante. Por isso, estamos trabalhando para ampliar o monitoramento das escolas municipais a fim de proporcionar mais tranquilidade não apenas aos pais, como a toda comunidade. Aproveito para agradecer a parceria da Polícia Militar que sempre atende nossas demandas com prontidão”.