Projeto Gestar incentiva gestantes de São Joaquim de Bicas a realizar pré-natal

0
227
Foto: Prefeitura de São Joaquim de Bicas

Na manhã desta quarta-feira (7), três grávidas do município tiveram a oportunidade de participar de um lindo ensaio fotográfico de gestante nas dependências do Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho. A iniciativa faz parte do Projeto Gestar, fruto da parceria entre as Secretarias de Saúde e Governo e Comunicação, com a finalidade de incentivar e conscientizar as gestantes da cidade sobre a importância de realizar o acompanhamento de pré-natal.

De acordo com a secretária de Saúde, Talita Paiva, foram selecionadas dez gestantes, sendo uma de cada equipe de saúde do município, que realizaram o acompanhamento correto do pré-natal pela rede. “Essas gestantes participaram de todas as consultas de enfermagem, médicas e odontológicas, realizaram exames, receberam todas as vacinas, bem como participaram de diversas palestras, disponibilizadas pelas equipes da saúde, com dicas importantes, orientações e cuidados durante a gravidez”, explicou.
Como forma de prestigiá-las pela dedicação e responsabilidade em garantir a saúde delas e dos bebês, elas ganharam o ensaio fotográfico, a maquiagem e o empréstimo das roupas especiais.

A gestante Carolina Rocabes, paciente da UBS Pedra Branca, que sempre sonhou em fazer o ensaio de gestante ficou bastante agradecida e parabenizou a iniciativa. “Estou com 31 semanas e um dia de gestação e faço o acompanhamento certinho. Sempre quis fazer um ensaio, mas nunca tive a oportunidade. Graças a Deus hoje estou realizando esse grande sonho”.

De acordo com a Secretaria de Governo e Comunicação, as fotos serão tratadas e editadas, e cada gestante receberá um link com todas as fotos registradas para que possam baixá-las gratuitamente.

A orientação da Secretaria de Saúde é que as mulheres que tiverem a gravidez confirmada, procurem a unidade de saúde de referência para iniciarem o acompanhamento do pré-natal, atitude fundamental na prevenção ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê, além de reduzir riscos da gestante.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3534-9000.