Prefeitura anuncia construção de 10 novas unidades escolares em São Joaquim de Bicas

0
491
A expectativa é atender cerca de 3.600 estudantes da educação infantil e ensino fundamental; Uma das unidades funcionará como um Centro de Tempo Integral, oferecendo o ensino técnico buscando preparar os jovens da cidade para o mercado de trabalho

Dando continuidade à Campanha “A Gente chega junto e faz!”, que tem como objetivo divulgar as principais ações que a administração vem promovendo através das secretarias municipais, a Prefeitura de São Joaquim de Bicas, por meio do projeto Mãos Dadas do Governo do Estado de Minas Gerais, irá construir 10 novas unidades escolares na cidade, sendo que duas delas, serão de ampliação das Escolas Municipais Ildeu Gabriel de Rezende, localizada no bairro Nazaré e a Domingos Justino que fica no bairro Nossa Senhora da paz, na região do Farofa. No total, serão nove bairros da cidade contemplados pelo projeto e a expectativa é que após a conclusão das obras, sejam atendidas cerca de 3.600 estudantes da educação infantil, ensino fundamental e técnico.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), sete das dez escolas serão construídas no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável por executar parte das ações do MEC relacionadas à Educação Básica, prestando auxílio financeiro e técnico aos municípios e executando ações que contribuam para uma Educação de qualidade.

Conforme a projeto, as escolas terão salas amplas, laboratório de informática, laboratório de química, biblioteca, sala multiuso, refeitório, cozinha, banheiros acessíveis, quadra poliesportiva totalmente coberta, além de vestiários masculinos e femininos equipados com chuveiros. Já os Centros de Educação Infantil (CEI), que funcionam como creches, serão para alunos de meses até os 5 anos de idade. Essas unidades serão equipadas com oito salas de aula, sendo duas de atividades e duas de berçário, ambas com solarium (espaço destinado para receber a luz do sol), além de playground infantil que irão garantir a recreação dos alunos.

Outra novidade é que uma das unidades construídas, funcionará como um Centro de Tempo Integral, que irá oferecer o ensino técnico, com a finalidade de preparar os jovens da cidade para o mercado de trabalho. Além da formação, a unidade contará com uma piscina semiolímpica, em sua estrutura, que permitirá a prática de várias atividades esportivas.

Bairros contemplados

Tereza Cristina – Creche Infantil, ao lado Centro De Educação Infantil Prefeito José Gabriel de Resende, (obra já em andamento) e Centro de Tempo Integral, ao lado do Complexo Esportivo Didi Gouveia;

Residencial Casa Grande – Creche e Ensino Fundamental I;

Nossa Senhora da Paz (Farofa) – Escola Municipal Domingos Justino (ampliação/1º ao 9º ano);

Vale do Sol- Educação Infantil e Ensino Fundamental II;

Marques Industrial – Educação Infantil e Fundamental I;

Pousada das Rosas – Creche e Ensino Fundamental I;

Belo Vale – Creche e Ensino Fundamental I;

Nazaré – Escola Municipal Ildeu Gabriel de Rezende (ampliação), obra já em andamento;

Pedra Branca – Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Projeto Mãos Dadas

Criado em 2021 pelo Governo de Minas Gerais, o Projeto Mãos Dadas tem como propósito a cooperação entre Estado e municípios na gestão do ensino público. Por meio da iniciativa, o Estado destina recursos para investimentos robustos de infraestrutura e apoio pedagógico aos municípios, a fim de oferecê-los condições adequadas para absorverem à demanda de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).