O Ministério Público de Goiás (MP-GO) está investigando um esquema de apostas envolvendo jogadores de futebol de diversos clubes brasileiros. Dentre os citados estão Richard, do Cruzeiro, e os atletas do América, Nino Paraíba e Dadá Belmonte. As denúncias são referentes ao período em que eles jogavam em outros clubes, antes de se transferirem para o futebol mineiro.
De acordo com o site Itatiaia.com as investigações se referem a irregularidades ocorridas no final de 2022, enquanto Richard e Nino Paraíba jogavam pelo Ceará e Dadá Belmonte atuava pelo Goiás. Embora não tenham sido denunciados formalmente, o MP-GO segue investigando o envolvimento desses e outros atletas no esquema.
O zagueiro Eduardo Bauermann, do Santos, foi denunciado na segunda fase da Operação Penalidade Máxima e afastado preventivamente do clube. Richard, Dadá Belmonte e Nino Paraíba não foram alvos de busca e apreensão ou qualquer outra ação do MP.
Documentos anexados ao processo movido pelo MP-GO apresentam conversas de Richard com intermediadores do esquema enquanto ainda defendia o Ceará. Dadá Belmonte e Nino Paraíba também foram citados como participantes do esquema. No entanto, não há reproduções de conversas envolvendo os dois atletas do América.
Em conversas com apostadores – que foram denunciados duas vezes pelo Ministério Público nas fases existentes da investigação – há uma lista com os nomes de Nino Paraíba e Richard. Em uma delas, o volante, atualmente no Cruzeiro, afirma que recebeu contato de outros aliciadores, mas garante fidelidade ao grupo investigado.
A Operação Penalidade Máxima II ofereceu denúncia contra 17 pessoas, mas as investigações ainda continuam. A Itatiaia teve acesso às conversas do processo e informou sobre a citação dos jogadores de futebol mineiros.
Informações Itatiaia.com