A Prefeitura de Betim dará início, na próxima terça-feira (18), à vacinação contra a covid-19 das crianças com idade entre 5 e 11 anos. O município, que possui aproximadamente 40 mil crianças elegíveis para imunização, recebeu, nesta primeira remessa, 2.460 doses destinadas a esse público. Serão atendidas, inicialmente, cerca de 2.000 crianças com comorbidades e/ou portadoras de deficiência permanente. A vacinação ocorrerá no antigo Betim Shopping, das 8h às 17h, por ordem decrescente de idade, conforme o cronograma abaixo.
Crianças com comorbidades e/ou portadoras de deficiência permanente
Terça-feira (18) – 11 e 10 anos
Quarta-feira (19) – 9 e 8 anos
Quinta-feira (20) – 7, 6 e 5 anos
Sexta-feira (21) – repescagem para as crianças que não compareceram no dia convocado.
Local: antigo Betim Shopping – avenida Edmeia Matos Lazzarotti, 1655, bairro Angola.
Horário: das 8h às 17h
As crianças acamadas serão vacinadas em domicílio também a partir de terça-feira (18). As equipes das Unidades Básicas de Saúde entrarão em contato para agendar data e horário para a imunização. Caso a criança não seja acompanhada pelo SUS, a família pode entrar em contato com a UBS de referência para solicitar o agendamento.
No momento da vacinação, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou responsável, que deve apresentar um documento de identificação. Caso esteja acompanhada por um terceiro, este deve apresentar um termo de autorização de vacinação assinado pelos pais, que pode ser acessado no portal da prefeitura pelo link.
Ainda no ato da vacinação devem ser apresentados: um comprovante da comorbidade (receitas, relatório e/ou prescrição médica ou exame emitidos em até 12 meses); um documento de identificação com foto ou certidão de nascimento; CPF; comprovante de endereço; e cartão de vacina. A lista das comorbidades elegíveis para vacinação, definidas pelo Ministério da Saúde, pode ser acessada pelo portal da prefeitura .
O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina contra a covid-19 para as crianças deve ser de oito semanas. Os pais devem ficar atentos, também, à recomendação do Ministério da Saúde para que seja respeitado o prazo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra a covid-19 e a de outras vacinas do calendário infantil.