Betim amplia vacinação contra a covid-19 para pessoas com 61 e 60 anos

0
186
Vacina para este grupo começa nesta terça, 4.

Moradores de Betim com 61 e 60 anos serão os próximos contemplados com a primeira etapa da imunização contra a covid-19 no município. A partir desta terça-feira (4), as 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade irão aplicar a primeira dose da vacina AstraZeneca para quem tem 61 anos e, na quarta (5), o benefício é ampliado para quem tem 60. A Secretaria Municipal de Saúde estima que, ao todo, cerca de 7.870 pessoas desse próximo grupo sejam imunizadas.  

Para receber a vacina, os usuários devem procurar a UBS de sua referência, portando um documento de identidade, o cartão de vacinação e um comprovante de residência. O endereço das UBSs está disponível no site da Prefeitura de Betim (https://bit.ly/39W6gUb). A imunização ocorre, na terça, das 10h às 17h, e, na quarta, das 8h às 17h. 

Segunda dose
A segunda dose da vacina AstraZeneca também está sendo aplicada para profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19 e, também, para idosos que estão em Institutos de Longa Permanência (ILPIs).  Ao todo, 5.140 doses 2 são destinadas a esse público. Nesta segunda (3), Betim recebeu do Governo do Estado um lote com 9.300 doses da AstraZeneca.

Escassez da Coronavac
A falta da dose 2 da vacina Coronavac segue em diversos municípios do país. Em Betim, a situação não é diferente. Nesta segunda-feira (3), a prefeitura recebeu uma pequena remessa do Estado. “Recebemos, com muita insatisfação, unicamente 110 doses da Coronavac extratificadas para a primeira etapa, ou seja, específicas para dose 1. Nossa defasagem, hoje, é de cerca de 5.500 doses e o grupo afetado é o de idosos com idade entre 70 e 68 anos. Diante disso, temos, nesta tarde, uma reunião técnica para definir a conduta do município de agora em diante. Ressaltamos que a responsabilidade de fazer com o que o imunizante chegue aos municípios é do Ministério da Saúde e do Governo do Estado”, destacou o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana.