As escolas de ensino infantil de Belo Horizonte estão autorizadas a abrir as portas a partir da próxima segunda-feira (26/04). Depois de mais de um ano de suspensão das atividades presenciais por causa da pandemia, muitos profissionais da educação e mesmo pais de alunos não consideram segura a retomada.
A medida vale para crianças de 0 a 5 anos e oito meses de idade, alunas de unidades das redes municipal, inclusive creches conveniadas e particulares de BH. Para as demais séries, não há previsão, sendo a volta é facultativa. O aprendizado remoto será mantido. A decisão veio junto com o anúncio de flexibilização das atividades econômicas na cidade, previsto para quinta-feira.
Possibilidade de greve
O sindicato de educadores de BH irá se reunir em assembleia virtual às 14h desta terça-feira (20), para votar proposta de greve a partir do dia 26. Para a entidade, só haverá segurança para a retomada das atividades após a vacinação dos trabalhadores da educação.
O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro), que representa os docentes das escolas particulares, também defende que o retorno seja condicionado à imunização da categoria.