Segundo levantamento da Secretaria de Saúde de Igarapé, 681 pessoas aguardavam na fila, desde 2015, a realização do exame de ecocardiograma. De acordo com a prefeitura, para tornar mais eficaz e diminuir a fila de espera pelo procedimento, foram contratados dois profissionais especialmente para a realização dos exames.
Antes desta ampliação do serviço, eram feitos 25 exames de ecocardiograma por mês em Igarapé – motivo que causou a grande demanda reprimida de pacientes. Agora serão feitos 105 exames mensais. “Somente após a contratação dos novos profissionais até a última semana de janeiro, já haviam sido feitos 76 exames”, informou a prefeitura.
O secretário de Saúde Leonardo Barberá explicou que o município já tinha a máquina de ultrassonografia capaz de fazer também o exame de ecocardiograma, mas que estava subutilizada e com capacidade ociosa, por falta de profissionais para operá-la. “Bastou que contratássemos dois profissionais para a demanda reprimida começar a ser atendida e fazer a fila andar”, afirmou.