Incêndio na boate Kiss completa oito anos sem julgamento dos réus

0
347
Tragédia resultou na morte de 242 pessoas e deixou 680 feridos. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Tragédia resultou na morte de 242 pessoas e deixou 680 feridos. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (27), o incêndio de grandes proporções que matou 242 jovens, a maioria universitários, da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, completou oito anos.

A tragédia que comoveu o país e gerou grande repercussão internacional ainda se arrasta numa novela sem data para terminar. Quase uma década depois, os quatro réus do caso ainda aguardam o júri popular, que não tem data para acontecer. Na melhor das hipóteses, ocorrerá em algum momento no segundo semestre deste ano.  

Todo dia 27 de janeiro é marcado por homenagens às vítimas do incêndio de Santa Maria. Este ano, por causa da pandemia, a homenagem será virtual. A Associação de Familiares Vítimas e Sobreviventes da Tragédia organizou uma live (transmissão online) para as 20h30 desta quarta-feira, que será mediada pelo jornalista Marcelo Canellas, com a participação dos atores Tony Ramos, Chistiane Torloni, Dira Paes, a autora de teledramaturgia Glória Perez, a mãe de uma das vítimas da tragédia, Ligiane Righi, e o jurista Jair Krischke, presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. 

Mais cedo, por volta das 2h30 da madrugada, uma sirene do Corpo de Bombeiros tocou na cidade para lembrar o exato momento em que o incêndio começou, também como forma de homenagear os mortos.