Uso do cinto de segurança é foco de campanha educativa na Fernão Dias

0
157

A Arteris Fernão Dias irá realizar nesta quarta-feira, 25 de novembro, mais uma edição da campanha Tô de Cinto, Tô seguro – uma ação para o incentivo ao uso cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo. A abordagem aos usuários será no km 499 da BR-381, em Betim, na base da Polícia Rodoviária Federal , das 9h às 12h. A ação será realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal.

A ação compreende na abordagem dos carros de passeio que passarão pela PRF, para que os profissionais conversem com os motoristas e passageiros sobre a importância do uso do cinto de segurança e os equipamentos adequados para o transporte das crianças. Devido ao período de pandemia da COVID-19, a Arteris Fernão Dias também oferecerá kits de higiene, contendo máscara e álcool em gel 70%, para combater a transmissão do novo coronavírus.

Os colaboradores da Arteris Fernão Dias também distribuirão aos passageiros folhetos com dicas de segurança e “fiscalizarão” se todos estão com os cintos afivelados – em caso negativo, eles serão orientados a utilizar o equipamento de segurança, tão importante em casos de acidente. Vale ressaltar que a responsabilidade legal da utilização do cinto de segurança é do condutor, que deve conscientizar, orientar, observar e cobrar o uso do item por parte de todos os ocupantes do veículo.

A penalidade para o motorista quando um passageiro é flagrado sem o cinto de segurança é a mesma quando o próprio condutor está sem ele, resultando em uma infração grave sujeita à multa, retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator e perda de pontos na carteira, conforme estipula o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).