Polícia Civil lança cartilha virtual com dicas de prevenção contra golpes

0
362
Ao todo, a cartilha apresenta 16 tipos de golpes. Divulgação/PCMG
Ao todo, a cartilha apresenta 16 tipos de golpes. Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou, nesta quarta-feira (15), a cartilha virtual “Golpe, só se for nos criminosos”. O material tem como objetivo apresentar à população os principais golpes praticados atualmente, além de dar dicas de prevenção.

De acordo com o delegado Wagner Sales, somente nesta época de pandemia do novo coronavírus, houve um aumento de 30% nos casos de estelionato. Ainda segundo Sales, a dúvida e a informação são duas grandes aliadas para frustrar os planos dos golpistas: “A informação ainda é a maior arma contra esse tipo de crime. Não acredite em vantagens mirabolantes e promessas de grandes negócios, pois, atrás dessas, certamente haverá um golpe. É preciso sempre checar. Na dúvida não faça”.

Ao todo, a cartilha apresenta 16 tipos de golpes, divididos em três modalidades: Golpes Presenciais, Golpes pela Internet e Crimes Praticados por Telefone. Entre eles estão os golpes da clonagem de WhatsApp, o do cartão cortado recolhido pelo falso motoboy, o do falso intermediador de vendas e o do falso sequestro.

Clique aqui e faça o download da cartilha Baixar