Com a pandemia da Covid-19 e as novas medidas de prevenção ao contágio, os municípios tiveram de criar equipes para a fiscalização de estabelecimentos. Segundo a Prefeitura de Igarapé, até esta terça-feira (23), 2.500 comércios já foram vistoriados.
Na cidade, a equipe fiscalizadora é constituída por 24 servidores com função nomeada para Fiscal Sanitário, sendo 20 exclusivos ao combate e prevenção à Covid-19. De acordo com a prefeitura, o trabalho dos agentes é diário, incluindo plantões à noite, feriados e fins de semana.
Durante as fiscalizações, que até o momento percorreram 37 bairros, cerca de 447 estabelecimentos foram notificados por irregularidades e outros 52 foram multados devido à reincidência de infrações. Todos foram alertados pela fiscalização sobre a possibilidade de interdição de estabelecimento, caso persista o descumprimento às normas. Além disso, 35 templos religiosos foram inspecionados, alguns mais de uma vez, atendendo denúncias.
Denúncias
Para denunciar algum estabelecimento, o interessado deve entrar em contato pelo Canal Exclusivo para Denúncias, meio que tem contribuído para o efetivo e rápido trabalho dos agentes.
Todas as denúncias são mantidas em anonimato. O Canal Exclusivo atende pelo número (31) 3534-5649, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, via telefone ou WhatsApp, (31)98390-3316. As denúncias podem ser feitas também pela internet, no site da prefeitura, www.igarape.mg.gov.br/ouvidoria ou pelo e-mail ouvidoria@igarape.mg.gov.br.