Em Igarapé, empresas de transporte coletivo e usuários devem seguir novas normas de prevenção à Covid-19

2
440
Lavagem total de veículos deve acontecer a cada 24 horas. Foto: Daniel Oliveira

Nesta segunda-feira (1º), a Prefeitura de Igarapé publicou, no Diário Oficial do Município, uma deliberação normativa com orientações sanitárias para empresas do transporte coletivo e seus usuários. Segundo o município, o objetivo é evitar a proliferação da Covid-19 na cidade, que já infectou 20 pessoas e tem outras 225 suspeitas.

Dentre as medidas preventivas, está a disponibilização de álcool gel 70% para higienização das mãos dos motoristas e passageiros em todos os veículos. Além disso, o uso obrigatório de máscara para todos que estiverem dentro do veículo, sendo proibida a retirada da máscara. Também é dever de cada empresa afixar informativos nas portas dos veículos com os dizeres “uso obrigatório de máscara”.

A nota técnica também orienta a higienização e desinfecção dos veículos antes de cada viagem, incluindo barras de apoio, roletas e assentos, volante, manopla do câmbio, freio de estacionamento e demais pontos de contato dos operadores, ao final de cada viagem. A lavagem total do veículo é recomendada a cada 24 horas.

Outro ponto importante é que as janelas devem ser mantidas abertas para melhor ventilação e os operadores com sintomas gripais não poderão operar os serviços de transporte coletivo.

Orientações aos usuários de transporte público coletivo

De acordo com a prefeitura, pessoas dos grupos de risco evitar a utilização do transporte público, principalmente em horários de maior movimentação. A gratuidade está suspensa para usuários com mais de 65 anos, durante o período de 5h às 8h59, e entre 16h e 19h59, conforme Decreto nº 2.340 de 17 de abril de 2020.

2 COMENTÁRIOS