Ministério Público Eleitoral faz recomendações aos veículos de comunicação de Igarapé no período eleitoral

0
420

O Ministério Público Eleitoral, por meio do promotor eleitoral André Salles Dias Pinto, alertou os veículos de comunicação profissionais e legalizados sobre as leis, inclusive as novas, que regem o período eleitoral. A iniciativa é, segundo o MP, um instrumento de orientação que visa antecipar-se a possíveis cometimentos ilícitos, como repercussões graves, que possam vir a comprometer as candidaturas.

Por meio de um ofício, leis importantes foram destacadas, como a que trata da divulgação de pesquisas e testes pré-eleitorais sem o prévio registro na Justiça Eleitoral, sendo considerado ato infracional, que pode gerar multa de R$53.205,00 a R$106.410,00.  A realização de enquetes, muito comuns nas redes sociais, também foi ressaltada, com limite de data para serem praticadas.

O portal de notícias Real Publicação é contra todo e qualquer tipo de divulgação não oficial (fake news), estas que não possuem respaldo de fontes oficiais e consultas a serem feitas previamente às publicações. Além disso, defendemos e acreditamos na importância do registro profissional dos jornalistas, função que exige responsabilidade e ciências aplicadas para sua perfeita e ética execução.