Igarapé corre risco de surto de dengue

0
457
Agência Brasil

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de janeiro 2020 aponta que em Igarapé pode ocorrer surto de dengue. Isto porquê o índice geral de infestação predial do município é de 4.8%. De acordo com o Ministério da Saúde, os índices de infestação predial inferiores a 1% não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. O risco de surto de dengue ocorre quando o índice de infestação é maior que 4%.

Em 2019, foram registrados 2.680 casos prováveis de dengue, mas a confirmação por exames realizados em laboratório foi de 558. Neste ano, oito casos prováveis da doença já foram registrados nos bairros de Igarapé, sendo dois no Vale do Amanhecer, dois no Resplendor, dois no Jardim Roseira, um no União e um no Fernão Dias.

Segundo a Prefeitura de Igarapé, para conscientização contra a dengue, escolas municipais estão elaborando projetos educativos focando no tema de combate ao mosquito Aedes aegypti. Além disso, a prefeitura afirma que no fim de 2019 um processo seletivo simplificado para preenchimento do quadro de agentes de endemias foi realizado. Os aprovados já foram convocados, completando o quadro de funcionários do departamento de Zoonoses do município e possibilitando a ampliação de campanhas e mutirões de limpezas na cidade.

Veja o índice de infestação dos bairros:

Infestação predial de 5.7%

Condomínio Serra verde; Três Lagoas; Condomínio Solar; Santa Rosa; Ipanema; Pousada Del Rei; Fernão Dias; Atenas; Novo Igarapé; Canarinho; Panorama; Novo Horizonte; São Sebastião.

Infestação predial de 4.3%

Aparecida; Ouro Preto; Cidade Nova; Faz. Tatu; Bela Vista; Itatiaiuçu–Miriti-Iperial; JK; Vila Rica; Resplendor; Jardim Roseiras; Progresso.

Infestação predial de 4.3%

Centro; Madre Liliane; Padre Eustáquio; São Miguel; Três Poderes; Santa Mônica; Bairro Nobre; Pacaembu; Vila Madalena; Marechal Rondon; União; Vale do Amanhecer; Ouro Velho; Panorama Industrial; Planalto; Veterinária; Ouro Verde; Vivendas Santa Mônica; Mangabeiras; Vista Alegre; São Francisco; Recanto Igarapé; Vista da Serra; Diogo; Batatal; Condomínio Mirante.

Índice Geral de Infestação

0,9% Baixo risco
1% a 3,9% Médio risco (situação de alerta)
Maior que 4% Alto risco (risco de surto)