Saiba quais os perigos de soltar fogos de artifício e confira dicas de segurança

0
283
Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais explica como utilizar os pirotécnicos sem riscos
Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais explica como utilizar os pirotécnicos sem riscos

Uma das principais tradições do Réveillon é o show de fogos de artifício, mas o manuseio inadequado e a compra irregular desses produtos para a comemoração da chegada do Ano-Novo podem trazer riscos à segurança, como alerta o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

É importante verificar se a loja tem autorização para vender os fogos e se na embalagem consta o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), uma garantia que o produto passou por análise de segurança ou se tem faixa etária especificada. 

Em vídeo, o tenente Alexandre Gimenes explica como utilizar os foguetes com segurança:

Outras precauções

– Leia e siga as instruções na embalagem;

– Use fogos em locais abertos;

– Armazene fogos em local frio e seco;

– Solte fogos sob a supervisão de adultos e de acordo com a sua idade;

– Nunca tente reutilizar os fogos que tenham falhado;

– Nunca atire fogos na direção de outras pessoas;

– Nunca atire fogos de lugares fechados, como carros ou residências;

– Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício;

– Nunca utilize fogos após ingerir bebidas alcoólicas;

– Não desmontar os fogos;

– Não fumar dentro dos estabelecimentos que vendem fogos;

– Antes de usar um produto, ler cuidadosamente as instruções impressas nas embalagens e ter cuidado ao segurar os fogos para evitar acidentes.

Em caso de acidentes

Enquanto não houver atendimento no hospital, cobrir a queimadura com um pano limpo. Nunca fure as bolhas. Elas servem para proteger a área queimada. Não retire roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas nas lesões. Não use pomadas sem ordem médica, nem toque as lesões com as mãos. Procure Socorro Médico. Se houver sangramento, faça um curativo com gaze ou um pano bem limpo.

Saiba mais sobre fogos de artifício

Cada tipo de produto pirotécnico tem uma classificação, de acordo com o seu poder de explosão ou queima. Essa classificação está adequada a idade do usuário e de acordo com a norma do Ministério do Exército, R 105, para isso, todo produto deve possuir na embalagem sua classificação, que pode ser: Classe A ( Infantil ) – podem ser vendidos a menores e sua queima é livre (recomendável assistência de adultos). Classe B (Juvenil) – podem ser vendidos a menores, mas a sua queima é proibida em terraços, portas ou janelas que tenham proximidade com vias públicas (também sob a assistência de adultos). Classe C (Adulto) – venda proibida a menores de 18 anos. Classe D (Profissionais) – venda proibida a menores de 18 anos em qualquer hipótese. Só pode ser queimado com licença prévia da autoridade competente.