Betim lança Operação Natalina nesta quinta-feira, 28

0
270
Polícia Militar e Guarda Municipal atuarão nos principais centros de compras da cidade. Foto: Adeilso Silva

No período em que os centros comerciais da cidade recebem um número elevado de pessoas, as forças de segurança de Betim já se preparam para a ação integrada Operação Natalina. A concentração para início da operação está marcada para às 9h de quinta-feira, 28, no estacionamento do Poliesportivo Divino Ferreira Braga. Na ocasião, as corporações da Polícia Militar e da Guarda Municipal se reunirão para o comando e, de lá, já darão início às rondas nos principais centros comerciais por toda a cidade.

A Operação Natalina visa, principalmente, coibir a ação de criminosos, que afeta tanto a população que vai às compras quanto os próprios comerciantes. O 33º Batalhão de Polícia Militar disponibilizará 63 policiais, e o 66º BPM, 25, isto inclui o apoio efetivo cedido pela Academia de Polícia Militar. Os policiais estarão todos em serviço dedicado unicamente à operação. Assim também será com a Guarda Municipal, que deixará 30 efetivos exclusivamente para a operação conjunta.

Para que não haja sobreposição de esforços, a PM e a GM fizeram um estudo para que cada instituição atue em regiões distintas, também em horários não compatíveis. Não só o Centro da cidade será contemplado, mas também as áreas comerciais mais populares. Os pontos da operação são: avenidas Juscelino Kubitschek e Amazonas, Praça do Mercado Central (região central); avenida Campos de Ourique, no Alterosas, e avenida Tapajós, no Laranjeiras. O efetivo administrativo da PM e da GM também circulará em pontos que não possuem destaque comercial, mas que também serão monitorados.

“Em Betim, é a primeira vez que esta operação acontece em conjunto. O trabalho integrado das forças de segurança do município é um dos motivos que têm garantido, mês a mês, a redução da criminalidade em Betim. E neste fim de ano não será diferente. Estamos trabalhando para garantir mais segurança aos betinenses que vão às compras, aos lojistas e todos os trabalhadores do comércio. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estarão, de segunda à sábado, exclusivamente dedicadas ao trabalho da Operação Natalina”, comenta o secretário de Segurança Pública de Betim, coronel Julio Cesar Rachel de Paula.

Outro destaque da Operação Natalina é que O Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops), onde ficam instaladas as câmeras de olho vivo da Guarda Municipal e da Polícia Militar, também estarão concentrados no monitoramento desses centros comerciais, auxiliando o policiamento a pé e motorizando, identificando pessoas suspeitas e na captura de infratores.  As Bases Móveis da PM iniciarão os trabalhos duas horas mais cedo, às 13h. Antes deste horário, a GM ficará instalada nestes pontos.