Igarapeenses vencem etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

0
352

Duas equipes de estudantes de Igarapé atendidos pelo Instituto Metamorfose, no contraturno escolar, venceram a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), ocorrida nos dias 24 e 25 de agosto na  unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), em Divinópolis, no Oeste mineiro.

Os igarapeenses Amanda Martins Gonçalves, Eduardo Lucas Oliveira Amaral e Isaque Nunes da Silva conquistaram o segundo lugar no Nível 1 – categoria voltada aos estudantes do 1º ao 8º ano do ensino fundamental.   Eles participaram da disputa com 19 equipes de outras cidades da região.

Já Kamilly Vieira Rodrigues, Paulo Henrique Pereira Carraro e Serena Sonnino destacaram-se no nível 2, categoria  destinada aos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio ou técnico. Dentre as 40 equipes concorrentes, eles ficaram com o sétimo lugar no pódio.

O que muda de um nível para o outro é o grau de dificuldade enfrentado pelos competidores. Agora os alunos de Igarapé seguem para a etapa estadual, marcada para os dias 14 e 15 de setembro, também  em Divinópolis. Quem for classificado nessa segunda fase, vai para a final nacional que será realizada no Rio Grande do Sul, prevista para outubro.

“É muito gratificante constatar o raciocínio rápido de nossos meninos, que conseguiram superar, inclusive, as demais equipes provenientes de escolas particulares”, comemora a presidente do Instituto Metamorfose, Fernanda Cruz, ao destacar que parte dos jovens atendidos pelo projeto tem aulas de Robótica integrada com noções de Informática  e Inglês.

A Robótica, além de desenvolver competências socioculturais, desenvolve aspectos cognitivos importantes.   “Os alunos aprendem melhor a matemática, trabalho em equipe  e raciocínio lógico,  o que os prepara  ainda para os desafios contemporâneos e futuros que exigem tais habilidades e competências ”, ressalta  a presidente.

Instituto Metamorfose

O Instituto Metamorfose, Organização Não Governamental (ONG) existente há 10 anos, atende crianças  e  adolescentes de baixa renda de 8 a 17 anos, no contraturno escolar. Atualmente 100 alunos de Igarapé são beneficiados pela iniciativa.

Além de trabalhar valores humanos como respeito, empatia, solidariedade, responsabilidade, dentre outros, o Instituto oferece oficinas de Robótica, Desenho Técnico, Inglês, Informática e acompanhamento psicossocial. Parceria feita com escolas garante a refeição dos meninos na própria unidade de ensino.  A ONG é mantida por meio da solidariedade de pessoas físicas e jurídicas.

Para participar das atividades  do Metamorfose, as crianças e jovens passam por uma seleção que inclui teste educacional, avaliações  psicológica e socioeconômica –  visto que  a oferta de vagas gratuitas  é destinada a  famílias com renda per capita de até 500 reais mensais.

O Instituto Metamorfose funciona na Rua 1º de Maio, 683, no Centro, em espaço cedido pela Igreja Batista da Lagoinha. Mais informações pelo telefone 3121.1077.