Igarapé abre seleção para 84 vagas na área da Saúde

0
401

Prefeitura de Igarapé anuncia novo Processo Seletivo para preenchimento de 84 cargos de função pública na área da Saúde. São 61vagas para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 23 vagas para Agente de Combate a Endemia (ACE).  O salário mensal para ambos os cargos é R$ 1.250, 00, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 2 e 27 de setembro, somente pela internet, no site oficial da  banca organizadora www.gestãodeconcursos.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 45,00.

A seleção ocorrerá em três etapas. A primeira, de caráter eliminatório, será uma prova objetiva de múltipla escolha, prevista para ocorrer no dia 13 de outubro. Já a segunda, ainda sem data definida, consistirá em teste de aptidão física para quem for classificado na prova escrita. A terceira etapa, por sua vez, será um Curso Introdutório de Formação de ACS e ACE, disponibilizado gratuitamente no site do Ministério da Saúde, conforme consta no edital.

Para concorrer a uma vaga de ACS é preciso ter ensino médio completo e morar na localidade das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.  Já para o cargo de ACE, basta ter ensino ter ensino médio completo.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Beatriz Palhares, o cargo de ACE atua na prevenção,  combate e controle das arboviroses.  Ou seja, doenças causadas pelos arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika , febres chikungunya  e amarela. A classificação “arbovírus” engloba ainda todos aqueles transmitidos por aranhas e carrapatos.

Já a função de ACS, envolve visitas domiciliares  para prevenção, promoção e reabilitação  da saúde de usuários das UBS. Com ações educativas, eles acompanham  os usuários em todas as faixas etárias.

Candidatos que não dispõem de acesso à internet poderão utilizar o computador disponibilizado no setor  de protocolo da  Prefeitura de Igarapé, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mais informações podem ser obtidas no Edital 001/2019, da Secretaria Municipal da Saúde, na edição extraordinária do Diário Oficial de Igarapé, dessa sexta-feira (30/8), publicado no site da prefeitura no endereço eletrônico www.igarape.mg.gov.br.